Foto: Lize Helena Cappelari

Callonetta leucophrys Vieillot, 1816

marreca-de-coleira

Características Gerais: Mede 30 a 35 centímetros de comprimento. O macho apresenta a cabeça e o pescoço ocre, faixa preta no píleo, que desce pelo dorso do pescoço formando um colar incompleto na base, e peito rosado com pintas pretas. Dorso pardo, ladeado por duas notórias manchas ferrugem e flancos com fino barrado cinza. Uropígio e cauda pretos, com manchas brancas nas laterais. O bico é azulado e as patas rosadas. Quando está em voo, mostra uma grande mancha branca circulas nas asas, espelho verde e coberteiras superiores pretas. A fêmea exibe a plumagem parda, com manchas brancas na cabeça e garganta. É uma espécie comum, anda em pares ou pequenos grupos, às vezes em bandos associados a outras espécies de marrecas. Alimenta-se de vegetação aquática e pequenos invertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Aparentemente reproduz-se no Rio Grande do Sul durante o verão, tornando-se migratória no inverno quando aparece em São Paulo, Minas Gerais, no sul do Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Hábitat: Habita banhados, lagoas, charcos temporários e arrozais. Pousa em moirões e postes.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/marreca-de-coleira> Acesso em: 29 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.