Foto: Wellington Vasconcelos de Souza

Accipiter bicolor Vieillot, 1817

gavião-bombachinha-grande

Características gerais: O gavião-bombachinha-grande é uma ave da família Accipitridae. Medindo cerca de 30 a 42 cm, podendo pesar 205 a 250 gramas. Possui uma plumagem em geral acinzentada, com a plumagem das pernas em tons de ferrugem e cauda branca com barras pretas, possuindo íris em tons de amarelo e patas amarelas. Alimenta-se de principalmente de aves de porte pequeno, também de pequenos mamíferos e lagartos. O período reprodutivo ocorre entre meses de outubro a novembro, podendo colocar de um a quatro ovos que são incubados durante 33 a 37 dias. Na maioria das vezes é a fêmea que realiza a incubação enquanto o macho fornece o alimento.

Ocorrência e distribuição: Pode ser encontrado em todo o país.

Habitat: É uma espécie pouco comum de ser avistada, habita o interior e bordas das matas. Assim necessitando de grandes áreas de mata para concluir seu ciclo, pode ser avistado voando a uma altura média de uma mata a outra.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências:

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível

em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-bombachinha-grande>

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.