Guira guira Gmelin, 1788

anu-branco

Características Gerais: Mede de 35 a 40 centímetros de comprimento. Apresenta o dorso pardo-escuro com linhas finas e branca, grande topete acanelado e partes ventrais amareladas com estriado fino no peito. Cauda longa com a base e a ponta brancas e uma larga faixa castanha entre elas. Bico e olhos alaranjados. É muito comum, sempre em grupos. É espécie oportunista, busca alimento principalmente no solo, deslocando-se com voos curtos e vocalizando bastante. Gosta de tomar sol com as costas expostas e as asas entreabertas, especialmente nos meses de inverno. Predador voraz, é comumente avistado carregando a presa no bico. Alimenta-se principalmente de artrópodes e pequenos vertebrados. Também é conhecido na região por alma-de-gato, rabo-de-palha e pelincho.

Ocorrência/Distribuição: Ocorre do sudeste do Amapá e do estuário amazônico à Bolívia, Argentina e Uruguai.

Hábitat: Habita bordas de matas e ambientes abertos com árvores e arbustos.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/anu-branco> Acesso em: 03 Dez 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.