Foto: Wellington Vasconcelos de Souza

Loxosceles laeta Nicolet, 1849

aranha-marrom

Características gerais: Essa espécie é originaria da américa do sul, ocorrendo naturalmente no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador e Brasil. Seu tamanho varia entre três e quatro centímetros, conseguem sobreviver vários dias sem água e alimento o que facilita sua dispersão ambiental e seu transporte através de cargas e mercadorias, estudos mostram que ela precisa de temperaturas amenas, chegando a óbito em temperaturas ambientes de 40 ºC, entretanto consegue abrigo em construções humanas e se adaptar através de microclimas, na américa do sul é a espécie com maior número de óbitos de loxoscelismo.

Referências: SILVEIRA, Adriano Lima. Primeiro registro sinantrópico de Loxosceles laeta (Nicolet, 1849) (Araneae, Sicariidae) no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. Scielo, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/rwfW4KXCKx9kQ9V5YZ4DJPG/?lang=pt> acesso em 06/2021.

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.