Lepidocolaptes angustirostris Vieillot, 1818

arapaçu-do-cerrado

Características Gerais: Mede de 19 a 20 centímetros de comprimento. Apresenta a s partes dorsais acaneladas. Fronte, píleo e nuca pretos com estriado ocre. Garganta e laterais da cabeça ocre ou esbranquiçadas, com destacada linha ocular preta. Partes ventrais esbranquiçadas com estriado preto. É mais claro que os demais arapaçus que ocorrem na região. A cauda apresenta as retrizes com as extremidades enrijecidas voltadas para baixo. Bico claro, longo e curvo. Espécie bastante rara, sendo encontrada em casais ou solitário, tem sido registrado na parte oeste da região da campanha. Frequenta capões de mata não muito fechada e áreas arborizadas abertas. Alimenta-se de insetos, aracnídeos e outros invertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Pode ser encontrado nas savanas do Suriname, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil distribui-se de Marajó ao restante do país extra-amazônico.

Hábitat: Vive no cerrado, na caatinga e em lugares abertos, com árvores esparsas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/arapacu-de-cerrado> Acesso em: 03 Dez 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.