Danaus plexippus erippus Linnaeus, 1758

borboleta-monarca

As borboletas monarca podem ser encontradas em várias partes do mundo. A espécie Danaus plexippus erippus ocorre no Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Sua distribuição – e beleza – a torna uma das espécies mais bem estudadas dentro da família Nymphalidae (subfamília Danainae). Seu padrão de cores é facilmente identificado e, além disso, servem como uma advertência para seus predadores como uma forma de defesa. A fase de lagarta das borboletas monarcas pode durar até 14 dias e a alimentação é estritamente herbívora. Ao chegar a fase adulta, as monarcas alimentam-se do néctar das flores. A sobrevivência desta espécie está diretamente ligada ao homem, onde a perda de hábitat, uso de herbicidas e outras tecnologias, vem demonstrando um aumento da mortalidade das populações dessas borboletas e um possível risco de extinção.

Referências:

Oberhauser KS, Solensky MJ 2011 Ecologia da Borboleta-Monarca. ECOLOGIA.INFO 28

Disponível em: http://ecologia.info/borboleta-monarca.htm Acesso: 13 de setembro de 2020.

LOSEY, John E.; RAYOR, Linda S.; CARTER, Maureen E. Transgenic pollen harms monarch larvae. Nature, v. 399, n. 6733, p. 214-214, 1999.

Texto: Tamyris Ramos
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.