Foto: Rafael Balestrin

Circus buffoni Gmelin, 1788

gavião-do-banhado

Características Gerais: Mede 48 a 60 centímetros de comprimento e 120 a 140 de envergadura. Apresenta dois morfotipos. Com as rêmiges e a cauda cinza-esbranquiçado com barras escuras nos dois morfotipos, com a cabeça e o pescoço escuros e a cara com o disco facial brancos. O macho de morfo claro apresenta as partes dorsais pretuscas e as ventrais brancas com algumas discretas pintas pretas. Já a fêmea, tem as partes dorsais pardo-escuras e as ventrais creme com finas estrias pardas no peito. O juvenil é semelhante a fêmea, mas tem as partes ventrais escuras com grosso estriado claro, o que diferencia o juvenil do congênere gavião-cinza (Circus cinereus), que exibi o padrão inverso, claro com estrias escuras. É uma espécie comum, quase sempre solitário. Costuma pousar no solo, também caça voando baixo, planando e inclinando-se de um lado para o outro. Alimenta-se de ratos, rãs, filhotes de aves e outros pequenos animais.

Ocorrência/Distribuição: Está presente em grande parte do Brasil com exceção dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Também ocorre nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Hábitat: Habita banhados e áreas úmidas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-do-banhado> Acesso em: 24 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.