Foto: Lize Helena Cappellari

Dendrocygna viduata Linnaeus, 1766

irerê

Características Gerais: o irerê, também conhecido como marrecão ou cabeça-branca, possui uma máscara branca na face contrastando com o pescoço negro e o bico chumbo. Alimenta-se basicamente de plantas submersas e gramíneas nas margens dos lagos, mas também come invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos. No Rio grande do Sul tem grande afinidade por áreas de cultivo de arroz irrigado, onde se alimenta dos grãos deste cereal que ficam caídos na resteva. O ninho é construído no chão. A fêmea bota de 8 a 14 ovos, sendo que o macho pode ajudar a chocar. Ambos cuidam dos filhotes.

Ocorrência/Distribuição: Presente em todo o Brasil. Fora do Brasil também ocorre na África, em Madagascar e nas Ilhas Comores.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências:

WikiAves. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/irere > Acesso em: 28 Nov 2020.

Texto: Lize Helena Cappellari
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.