Foto: Wellington Vasconcelos de Souza

Diloboderus abderus Sturm, 1826

Características gerais: Possui um ciclo de vida anual, possuindo fase de ovo, larva, pupa e besouro, seu período reprodutivo vai de dezembro a março, e a espécie apresenta dimorfismo sexual, onde o macho possui dois apêndices, um que lembra um grande chifre na cabeça e outro bifurcado no tórax, enquanto a fêmea não possui tais adereços, seu tamanho médio é de 1,3 cm de comprimento por 2,5 cm de largura, possuem uma coloração preta. suas larvas são consideradas pragas agrícolas em cultivos como cevada e trigo, geralmente ficando enterradas em galerias de 10 a 20 cm de profundidade e consomem a planta puxando-a para dentro da galeria.

Referências: PEREIRA, Paulo Roberto Valle da Silva; SALVADORI, José Roberto. Corós. Cnptia. Embrapa. disponível em:< https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cevada/arvore/CONT000fz2z4r3802wx5ok0ejlyhdho55k10.html> acesso em 06/2021.

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.