Foto: Filipe Torbes Bálsamo Idalgo

Hylocharis chrysura Shaw,1812

beija-flor-dourado

Características Gerais: Mede 9 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem verde-dourada, com a cauda mais dourada que o resto do corpo. Junto à base da mandíbula, as penas da garganta são de cor canela. O bico é da cor vermelha com a ponta preta, levemente curvo para baixo e caracteristicamente mole e flexível. É o beija-flor mais comum na região. Costuma vocalizar pousado em galhos limpos, geralmente visíveis. Alimenta-se de néctar e de pequenos artrópodes.

Ocorrência/Distribuição: Dentro de sua ampla distribuição geográfica ao sul da Amazônia e pelo interior do Brasil, o Pantanal é a área onde é visto com maior facilidade. Ocorre de Minas Gerais ao Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul; também no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Hábitat: Geralmente é encontrado em matas, capoeiras, campos abertos com arbustos e capões, quintais praças e jardins.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/beija-flor-dourado> Acesso em: 08 Abr 2021.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.