Chrysomus ruficapillus Vieillot, 1819

garibaldi

Características Gerais: Mede 18 a 19 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem preta, com píleo, garganta e porção superior do peito castanho-ferrugem. Bico preto pontiagudo. Logo após a muda, no outono, as pernas pretas apresentam borda parda, dando à plumagem um aspecto mosqueado. Com o desgaste dessas bordas, o preto da plumagem torna-se mais uniforme. A fêmea é pardo-oliva estriado, com garganta clara. Muito comum em áreas abertas, sendo abundante em áreas orizícolas, onde pode formar bandos enormes. Nidifica no interior das lavouras de arroz e também na vegetação adjacente, incluindo banhados. Alimenta-se de sementes, artrópodes e frutas.

Ocorrência/Distribuição: Ocorre nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal e todos os estados do Nordeste.

Hábitat: Vive nas paisagens úmidas, banhados e brejos, em bandos numerosos. No contexto urbano, não vê problema em dividir as árvores, onde se alimentam e descansam, com outras espécies (pardais, cardeais e outras). É ave fortemente associada à água. Pode se tornar praga agrícola, especialmente em lavouras de arroz alagado.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/garibaldi> Acesso em: 14 Dez 2020.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.