Chauna torquata Oken, 1816

tachã

Características Gerais: Mede 80 a 85 centímetros de comprimento. Essa espécie apresenta a plumagem acinzentada, mais escura nas partes dorsais, com topete nucal e colar branco e preto. Área nua ao redor dos olhos e granes patas vermelhas. Em voo, observam-se as rêmiges primárias pretas com áreas brancas na base da face superior e coberteiras inferiores também brancas. Apresenta dois esporões na parte anterior de cada asa. É uma espécie muito comum, sendo avistada em casais ou em grupos. Alimenta-se de plantas aquáticas e pequenos invertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Ocorre no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Região Sul.

Hábitat: Habita banhados, arrozais, campos e pastagens inundadas. Às vezes, pousa em postes ou moirões. Ocasionalmente, também pode ser observada voando em círculos a grandes alturas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/tacha> Acesso em: 29 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.