Myiopsitta monachus Boddaert, 1783

caturrita

Características Gerais: Essa espécie mede 30 centímetros. As partes dorsais verdes e ventrais, inclusive porção do píleo (topo da cabeça), cinza, com exceção das subcaudais e da face inferior da cauda, que são verdes. O peito apresenta leve aspecto escamado e a região inferior das asas são azuis. Bico claro. Bastante comum, anda em bandos muito ruidosos. Constrói enormes ninhos de gravetos emaranhados no alto das árvores, comumente eucaliptos (Eucalyptus spp.). Alimenta-se de sementes, frutas, flores e folhas. A caturrita é considerada praga em zonas de cultivo de milho e sorgo e em pomares. Com o desaparecimento das matas onde vivia, a caturrita começou a procurar alimento nas culturas que hoje ocupam seu habitat natural. Com alimento fácil e a extinção progressiva de seus predadores, como o gavião, a população da espécie aumentou facilmente.

Ocorrência/Distribuição: Ao Leste dos Andes, desde o norte da Bolívia até a Patagônia na Argentina. No sul do Brasil e no Uruguai.

Hábitat: É encontrada em qualquer ambiente arborizado, inclusive urbano, com exceção do interior das matas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/caturrita> Acesso em: 08 Out 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.