Drymornis bridgesii Eyton, 1850

arapaçu-platino

Características Gerais: Mede de 29 a 35 centímetros de comprimento. Apresenta um bico muito longo e curvo, escuro, não martela na madeira à procura de alimento igual ao pica-pau: usa-o como uma pinça, por entre as frestas mais profundas e estreitas dos vegetais. A espécie anda com frequência no solo. Geralmente em casais. Se alimenta de aranhas, centopeias, insetos e larvas de formigas, tanto nas árvores como no solo. Com seu longo bico, vasculha bromélias, cactos e cavidades nas árvores.

Ocorrência/Distribuição: No Brasil ocorre nas matas ciliares do município de Uruguaiana e no Parque Estadual do Espinilho, Rio Grande do Sul. Também ocorre na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Hábitat: Áreas abertas, com árvores esparsas, às vezes exóticas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências:

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WikiAves. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/arapaçu-platino > Acesso em: 17 Set 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.