Heterospizias meridionalis Latham, 1790

gavião-caboclo


Características Gerais: Mede de 46 a 60 centímetros. A envergadura mede entre 95 a 135 centímetros. Grande gavião avermelhado, com dorso pardo-escuro, as partes ventrais ferrugíneas finamente barradas de preto e cauda preta com barras média e terminal brancas, possui as patas amareladas. Comum em campos, pastagens, borda de alagados, manguezais, pequenas florestas de eucaliptos em áreas campestres. Alimenta-se de pequenos vertebrados e grandes insetos. A época de reprodução é julho a novembro, quando fazem os ninhos à pouca altura, sobre árvores baixas ou palmeiras para abrigar um ou, raramente, dois ovos brancos. O casal se comunica através de um assobio fino, longo e choroso, repetido continuamente. Extremamente arisco, o gavião-caboclo sempre está alerta a qualquer movimento, levantando voo rapidamente quando se sente ameaçado.

Ocorrência/Distribuição: A espécie está presente em quase todo o Brasil, com exceção de áreas densamente florestadas, e também do Panamá à Argentina.

Hábitat: Habita áreas de campo e banhados. Costuma pousar em moirões e piques de aramados.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências:

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WikiAves. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-caboclo> Acesso em: 05 Out 2020.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.