Foto: Rafael Balestrin

Rostrhamus sociabilis Vieillot, 1817

gavião-caramujeiro

Características Gerais: Mede 40 a 42 centímetros de comprimento e 1,10 a 1,15 metros de envergadura. O macho apresenta a plumagem cinza-chumbo, com larga banda branca na base da cauda, quem também tem a ponta branca. A cera e as patas são alaranjadas e íris vermelha. Bico fino, em forma de gancho. A fêmea é pardo-escura, com grosso estriado branco no peito e ventre, cera e patas amareladas. O juvenil é semelhante à fêmea, com um tom menos escuro, a sobrancelha e bordas das penas do dorso e das coberteiras das asas claras e íris escura. Pousa em locais baixos e visíveis. Consome principalmente caramujos do gênero Pomacea e costuma alimentar-se no mesmo local, deixando o chão repleto de carapaças.

Ocorrência/Distribuição: Todas as regiões brasileiras onde haja pantanais e alagados, nos quais é localmente comum. Encontrado também dos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Uruguai. Após o verão, reúne-se em bandos para migrar para áreas ao norte, na América do Sul, mas alguns indivíduos, em grande parte juvenis, permanecem na região durante o inverno.

Hábitat: Bastante comum em banhados, brejos, lagoas e pastos alagados.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-caramujeiro> Acesso em: 24 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.