Gallinula galeata Lichtenstein, 1818

frango-d'água-comum

Características Gerais: Mede de 34 a 35 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem cinza-escuro, com a cabeça e pescoço pretos. Bico vermelho com a ponta amarela e escudo também vermelho. Linha branco nos flancos, que, de longe, ajuda a distingui-lo das carquejas (Fulica spp.). Na região subcaudal as laterais são brancas. Pernas amarelo-esverdeadas, vermelho próximo às coxas. Bastante comum em ambientes aquáticos com vegetação. Nada cabeceando e foge correndo sobre a água, batendo as asas. Alimenta-se de artrópodes, sementes e plantas aquáticas.

Ocorrência/Distribuição: Presente em todo o Brasil e em quase todo o continente americano, onde é encontrado desde o norte do Canadá até o Chile, Uruguai e Argentina. Também ocorre nas ilhas do Caribe. Os bandos que habitam as regiões mais frias do norte do continente americano migram para o sul durante o inverno daquela região.

Hábitat: Em lagos com vegetação aquática e margens pantanosas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/frango-d_agua-comum> Acesso em: 03 Dez 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.