Foto: Rafael Balestrin

Geranoaetus melanoleucus Vieillot, 1819

águia-serrana

Características Gerais: Mede 60 a 70 centímetros de comprimento e 1,80 a 1,85 metros de envergadura. Apresenta a cabeça, o peito e partes dorsais cinza, em contraste com as partes ventrais brancas. Às vezes, exibe pequenas manchas brancas no peito. A cauda é curta em forma de cunha que, juntamente com as asas largas, lhe dá uma silhueta característica em voo. As patas são robustas e amarelas. O juvenil apresenta plumagem escura manchada ou barrada de ocre-acanelado e cauda mais longa em formato quadrado. É uma espécie pouco comum. Alimenta-se de pequenos mamíferos, répteis, aves e grandes insetos. Ocasionalmente também se alimenta de carniça.

Ocorrência/Distribuição: Ocorre das Cordilheira dos Andes até o sul da Argentina. No Brasil pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, oeste do Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Ceará indo até o Rio Grande do Norte. Também encontrada no Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Hábitat: Habita áreas abertas, campos e regiões montanhosas, planando por muito tempo nessas regiões a procura de alimento. Pode também ser encontrada sobrevoando centros urbanos ou pousadas em cercas e postes na beira de rodovias e estradas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/aguia-serrana> Acesso em: 24 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.