Cariama cristata Linnaeus, 1766

seriema

Características Gerais: Mede 90 centímetros de comprimento e 70 centímetros de altura. Apresenta as pernas e o pescoço longos. A plumagem é cinza-pardo, mais escura nas partes dorsais. A região baixo da cauda é branca e a cauda é preta com a ponta branca. Tufo de penas cinza eriçadas na base do bico. Área nua próximo ao olho azul-celeste e os olhos cinza-azulado. Bico e pernas vermelhos. É uma espécie comum que pode ser encontrada em casais, ou pequenos grupos. O canto é estridente e pode ser ouvido de longe. Alimenta-se de invertebrados, especialmente artrópodes, e pequenos vertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Presente em áreas abertas desde o Maranhão e sul do Pará até o oeste do Mato Grosso; presente nos estados da região sudeste e sul do Brasil; ausente em áreas amplamente florestadas da Amazônia. Encontrada também na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Hábitat: Anda no solo, em campos abertos ou com árvores esparsas, raramente levantando voo.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/seriema> Acesso em: 08 Out 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.