Chroicocephalus maculipennis Lichtenstein, 1823

gaivota-maria-velha

Características Gerais: Mede entre 37 a 40 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem branca, com asas e dorso cinza-claro, cabeça pardo-escura e anel ocular branco incompleto. Bico e patas vermelhos. Em voo, observa-se a ponta das asas pretas com as extremidades brancas. A plumagem básica apresenta cabeça branca com uma pequena mancha preta pré-ocular e outra pós-auricular. O juvenil tem plumagem semelhante à básica, porém apresenta o bico alaranjado com ponta escura, patas alaranjadas e manchas pardas nas coberteiras. É uma espécie bastante comum, tanto na costa oceânica como no interior. Junta-se em bandos numerosos para acompanhar o arado no preparo da terra para plantio. Eclética e oportunista, alimenta-se de peixes, carniças, insetos e outros pequenos invertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Espécie migratória e localmente abundante. Vive exclusivamente na América do Sul, nos oceanos Pacífico e Atlântico, nas ilhas Falklands, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, do Rio Grande do Sul, onde é muito comum, até Alagoas, onde é raramente avistada. Migra setentrionalmente até oeste do Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Hábitat: Pousadas nas praias, os bandos perfilam-se em fila indiana. Visitam banhados, arrozais, estuários, pantanais, brejos, campos recentemente arados, pastagens, lagos e rios.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaivota-maria-velha> Acesso em: 08 Out 2020.


As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.