Foto: Rafael Balestrin

Limnomedusa macroglossa Duméril & Bibron, 1841

rãzinha-de-corredeira

Características gerais: Rã, de porte pequeno entre 3 a 10 cm, tem coloração cinza e manchas de cor marrom escuro sobre o dorso, a borda labial é manchada e existe uma grande mancha entre os olhos junto com um "V" invertido acima dos ombros. O corpo é atarracado, com membros longos, sendo grandes saltadoras e com a cabeça tão larga quanto o corpo. O focinho é largo com a narina mais próxima da ponta do que o olho. Os dedos das mãos e dos pés são delgados e não possuem discos adesivos.

Ocorrência/Distribuição: Argentina, Brasil (Paraná e Rio Grande do Sul) e Uruguai.

Habitat: Encontrada sob lascas de rochas sobre terreno rochoso às margens de rios

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências:

Amphibiaweb: Limnomedusa macroglossa. Disponível em: <https://amphibiaweb.org/species/2649>.Acesso em: 16/09/20.

LEMA, T. Anfíbios do Rio Grande do Sul : catálogo, diagnoses, distribuição, iconografia [recurso eletrônico] / Thales de Lema, Luciane Aldado Martins. – Dados eletrônicos. - Porto Alegre : EDIPUCRS, 2011.

IOP, S. Anfíbios anuros dos Campos Sulinos: espécies com ocorrência nas áreas campestres do Pampa e da Mata Atlântica/ Samanta Iop, Tiago Gomes dos Santos, Sonia Zanini Cechin – Porto Alegre : Rede Campos Sulinos : UFRGS, 2016.

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.