Passeio de Moto ao nosso Lés a Lés

2019 05

Inspirado num dos percursos do Lés a Lés fizemos as nossas adaptações e em 3 dias saímos de Provesende e chegamos a Braga e a Guimarães passando por vários locais como por exemplo, Pinhão, Pinhel , Sortelha, Vila Velha de Ródão,  Marvão, Campo Maior, Elvas, Mértola, Minas de S. Domingos, Monte Gordo, Fuseta, Vendas Novas e Rio Maior.

Uma viagem excelente a todos os níveis. recomendamos (mais um dia, seria o ideal).

Este passeio foi realizado por 3 motociclistas um com uma Honda 750NC e dois com BMW 1200RT.

Os consumos de todas elas foi a quantidade de combustível fóssil inserido. Para os mais curiosos estamos a falar de cerca de 5,4l/100km para as BMW e cerca de 1,5l a menos para a Honda.

A velocidade média foi a um ritmo reduzido, quase de caracol, pois só assim se consegue tirar o melhor prazer de Rolar Pelo Asfalto.

Tal como previamente definido, o encontro inicial foi no Café O Arado Museu.

Trata-se de um local de “culto” para abençoar toda a viagem.

Justifica a paragem pois trata-se do café mais surreal que conhecemos.

Após um pequeno briefing seguimos pela N323 em direção a Pinhão e visitámos o seu miradouro (Miradouro Casal de Loivos)

Contemplar o Douro daquele local é magnífico. A vista é soberba.

Pela N222 seguimos até S João da Pesqueira e continuámos até Pinhel.

Local interessante para uma pequena visita.

Continuamos o nosso percurso pela E324 e seguimos até uma das mais belas e antigas Vilas de Portugal que è Sortelha.

Após uma pausa para contemplar a aldeia histórica e o seu castelo,  continuamos a descer pela EN 18-3 e depois de uma pequena incursão na auto estrada chegámos à Foz do Cobrão.

O miradouro proporciona umas magníficas paisagens mas melhor do que as avistadas estava na paragem seguinte junto ao castelo de Vila Velha Ródão.

Os grifos é que não quiseram nada connosco….

Seguimos viagem para Alpalhão, onde ficamos a dormir, mas antes fizemos uma incursão em Nisa que justificou o pequeno desvio.

O hotel Monte Filipe é bom e apresenta uma relação preço/qualidade bastante aceitável.

Após uma boa noite de sono iniciamos o nosso trajecto para Monte Gordo que era o destino final deste 2o dia.

A poucos quilómetros de Alpalhão, parámos num local onde outrora foi importante ao nível da estratégica militar…Marvão.

Marvão, que se encontra inscrita na lista de candidatos a Património Mundial da Unesco desde 2000,  situa-se no topo da Serra do Sapoio e a uma altitude de cerca de 860 metros. É paragem obrigatória para quem, por aqueles lados, anda a Rolar Pelo Asfalto.

Pela EM 522 descemos tendo como objectivo visitar o Cetro de Ciência do Café em Campo Maior.

Excelente estrada e excelente paisagem.

Aqui há a referir uma questão importante para o qual não estávamos adequadamente preparados. No Alentejo profundo há bombas de gasolina mas, ao domingo de manhã, algumas estão encerradas o que pode ser bastante constrangedor.

O Centro é um local de visita para quem gosta de café assim como para quem não gosta.

Muito embora um de nós já conhecesse,  foi agradável voltar a visita-lo!

Destacamos ainda a enorme simpatia de todos os que lá trabalham. Sem dúvida que alegraram ainda mais o nosso dia.

Após aumentarmos a nossa cultura geral e de tomarmos um café de lote exclusivo, seguimos para Elvas onde a paragem para a foto junto ao aqueduto é obrigatória. Seguiu-se Monsaraz onde o Monumento ao Cante Alentejano também é paragem obrigatória.

O Alqueva é um local que não nos cansamos de visitar!

Seguimos em direcção a uma freguesia de Moura que é famosa pelos constantes recordes de temperatura…a Amareleja.

A temperatura era moderada (24ºC) e adequada para quem de moto visita as lindas estradas alentejanas…

Descendo no nosso trajecto fomos em direcção a Mértola e parámos nas Minas de S. Domingos.

Mértola dispensa apresentações. É uma vila que também merece a sua visita. É soberba contudo, não a conseguimos contemplar com todo o cuidado que merece.

A festa Islâmica que estava a acontecer impediu-nos de subir à Igreja e ao Castelo.

Pela EN122 seguimos até Monte gordo parando ainda em Alcoutim e no Miradouro do Pontal

Em Monte Gordo tivemos o merecido descanso e rapidamente chegámos à hora de regresso.

Depois de um retemperado pequeno almoço e de um café na Fuseta, rolamos pelo asfalto até Vendas Novas para saborear as famosas bifanas.

As bifanas são boas, mas não tenho dúvidas que há tão boas ou melhores por esse Portugal fora.

Já com o estômago forrado seguimos até as Salinas de Rio Maior que justifica uma ligeira paragem.

Diz quem percebe do assunto que as Salinas apresentam todo o seu encanto de Junho a Outubro…..em Maio ainda não é a altura certa!!

Seguimos em Direcção às Caldas da Raínha onde pela A8 e A17 rumamos tranquilamente até Aveiro . Depois da A1 seguimos pela CREP  até ao destino.

Rolamos cerca de 1.600Km.

A mente ficou lavada aos que participaram nesta viagem inesquecível.

Video do passeio

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal

Boas curvas e até breve.