Passeio de Moto no Cima Corgo

2019 09

Visitar o Douro é sempre um momento único, qualquer que seja a época do ano, contudo, na altura das vindimas, há sempre um encanto especial.

Resolvemos olhar para o mapa e percorrer algumas das estradas que, até hoje, não tínhamos explorado na região que em Dezembro de 2001 foi classificada como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural.

Assim, fizemos a RT Rolar Pelo Asfalto até Vila Real onde, teoricamente, iniciámos o nosso passeio.

Em Vila Real seguimos pela N322 e em Sabrosa apanhámos a M1337 que nos levou até Favaios.

Estacionámos em frente ao Museu de Faviaos que, por 1,5 euros proporciona uma pequena visita ao mundo do moscatel e do pão.

No final, para quem podia, houve prova do moscatel de Favaios e para quem tem de conduzir, apenas pode molhar ligeiramente a boca para sentir o sabor adocicado do vinho.

Não se trata de um museu que se recomende ou que justifique uma deslocação específica mas, se passar pela zona, é sempre um espaço agradável, com ensinamentos a transmitir, para além de ter uma  paisagem sobre as vinhas interessante, na varanda que fica no 1º andar do edifício.

Seguimos pela M597 que nos levou pelo coração da zona de Cima Corgo.

A estrada apresenta um asfalto bem conservado e leva-nos por entre os campos onde as vinhas dominam a paisagem.

A azafama da vindima já existe contudo, nesta fase, diz-nos quem tem obrigação de saber, que quem entrega as uvas à Cooperativa, só pode vindimar o branco. Para o final da próxima semana iniciará a vindima do tinto.

Fomos seguindo tranquilamente até Cotas onde pela CM 1287 fomos confluir à M585 que nos levou até Pinhão.

Passando por esta estrada, o Miradouro Casal de Loivos é paragem obrigatória.

A paisagem é excelente, para nós,  um dos melhores, senão mesmo  o melhor miradouro da região do Douro. Recomenda-se a quem não conhecer.

Em Pinhão parámos na margem do rio. Percebe-se claramente  que estamos na moda.

O turismo está em todo lado e em todos os locais.  Até no Miradouro Casal de Loivos fomos surpreendidos por uma empresa a fazer degustação de vinhos!

Mas, desde comercio de rua até aos restaurantes tudo está ao rubro. As nacionalidades são diversas contudo identificámos Indianos, Dinamarqueses e principalmente Brasileiros.

Pela N 323 seguimos deixando o rio para trás e o destino escolhido foi a Quinta do Portal em Sabrosa.

A Quinta do Portal é um espaço composto por vastas vinhas, por uma Adega e tem um espaço reservado ao Enoturismo. É uma das poucas quintas da região com capital 100% português.

O edifício onde se encontra a adega e a loja ganhou um prémio de arquitectura do Douro 2010/2011 e é da autoria de Álvaro Siza Vieira.

Tal como previamente tínhamos programado, aqui estava decidido que seria o local do nosso almoço.

A expectativa era alta pois, a publicidade que existe do local, refere a existência de um novo mas criativo Chef que supera a satisfação de  quem experimenta as suas iguarias.

Bem, o Chef Milton surpreendeu e superou todas as nossas melhores expectativas. O almoço não é barato, muito embora para este segmento achamos que está ajustado.

A comida está harmonizada com os vinhos da quinta. É excepcional.

Sem dúvida um local que se recomenda pela sua enorme qualidade.

Depois do almoço fizemos uma visita guiada à adega onde aprendemos um pouco das castas que ali estão plantadas bem como os diferentes tipos de vinhos existentes.

Dado o adiantado da hora não fomos pelo Parque Natural da Serra de Alvão como estava planeado.

Depois de comprarmos uma lembrança para o jantar, rumamos por autoestrada até chegarmos a casa.

Tratou-se de um passeio pequeno mas com uma excelente nota em termos paisagísticos mas, principalmente,  em termos de gastronomia.

Vídeo do Passeio

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

Boas curvas e até breve.