Passeio de Moto no Tua e Douro

2020 05

Depois de uma longa pausa a que fomos forçados, devido ao tão famoso virus chinês, aproveitámos este dia ensolarado para Rolar Pelo Asfalto.

Fizemo-nos ao caminho com o objetivo de comprar as famosas cerejas de Resende. 

Para concretizar esse passeio, definimos o Rio Tua e o Rio Douro, como pontos de passagem.

Saímos de Braga pela A7 e depois de passarmos pela A11 seguimos pela A4 passando o Túnel do Marão onde o frio e o vento fizeram a sua aparição.

Saímos para a IC5 no Alto do Pópulo e daí, tranquilamente, seguimos em direção ao Lugar de S. Lourenço via Pombal de Ansiães.

Neste percurso parámos num miradouro que nos proporciona um enquadramento paisagístico sobre o Tua digno de registo (Miradouro S. Lourenço).

Continuámos o nosso percurso, pela M633, e depois da Barragem da Valeira (que de beleza pouco ou nada tem) seguimos em direção ao Miradouro S Salvador do Mundo. 

Aqui o Rio Douro é dono e senhor.

Pela N222 passámos por S. João da Pesqueira e após Ervedosa do Douro mais uma paragem estratégica no Miradouro da Abelheira.

Neste Miradouro encontram-se condições para uma paragem com almoço à mistura pois existem mesas e bancos de pedra.

Não fomos os únicos a ter esta ideia pois, quer aqui quer durante todo o percurso pudemos ver muitas, mas muitas pessoas a fazerem pic-nics bem como grupos motards a fazerem o gosto ao punho.

Chegada à hora de partir seguimos em direção a Pinhão. A paisagem é excelente mas, a freguesia do concelho de Alijó estava despida de gente.

Tirando 3 grupos de motards que estavam junto ao rio a fazerem um pic-nic e um carro ou outro que tranquilamente passava, tudo estava deserto. A custo lá conseguimos tomar um café, em copo de papel, no café Veigas que tem atendimento à porta (não se pode entrar no espaço).

Mas nem tudo é mau pois assim conseguimos tirar uma foto, sem “ruído” em frente à estação.

Continuámos a viagem pela N222 e Resende foi a nossa última paragem. 

O comércio de rua de venda de fruta também já teve melhores dias, contudo ainda se conseguiam ver 3 ou 4 locais de venda. Nós optámos por ir à Casa da Cereja.

Este espaço comercial, só vende cerejas e a escolha revelou-se muito positiva. As cerejas eram ótimas e  a diferença de preço (em relação a Braga) deu para minimizar os gastos da gasolina que teme em não baixar.

Continuámos o percurso e Rolamos pelo Asfalto até à N101 e, em Amarante, seguimos pela A4 que, passando pela A11 e A7, nos trouxe ao ponto de partida.

Consumo da RT1200 no percurso - 5,3l/100km


E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

 

Boas curvas e até breve.