Passeio de Moto pelo Gerês

Neste passeio de moto fomos A Rolar Pelo Asfalto por terras do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Tratou-se de um passeio de moto, com cerca de 200 Km, onde a paisagem tem apontamentos de cortar a respiração.

Este local é, talvez, um dos melhores locais de Portugal para se Rolar Pelo Asfalto.

Esquema do Passeio de Moto

Descrição do Passeio de Moto

Depois de analisarmos os roteiros já feitos na zona norte de Portugal (quer os já registados no site quer os que ainda não foram registados),  perguntamos-nos onde realizar o passeio de moto desta vez!

Como há lugares para ir de moto que não nos cansamos de repetir, decidimos fazer uma incursão pelo Parque Nacional Peneda-Gerês que tem um potencial enorme de vários roteiros para um dia bem passado num registo de mototurismo.

Assim, demos início ao nosso passeio de moto saindo de Braga e fomos a rolar pelo asfalto pela N308  até Bouro, onde seguimos pela M1248, até ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.

Chegados ao Santuário mariano (maneirista,  barroco e rococó, que foi erguido no século XVII), fizemos uma paragem e para além de o visitar, ainda tivemos a oportunidade de explorar todo o espaço envolvente.

Trata-se de um local que, para além de culto, é muito interessante quer ao nível arquitetónico quer ao nível paisagístico.

Continuamos a Rolar pelo Asfalto seguindo pela CM1244, M535 e N307 em direção à Barragem de Vilarinho das Furnas, onde o rio Homem é Rei e Senhor.

As estradas são fabulosas ao nível do enquadramento paisagístico e, não as fazer é um verdadeiro crime.

A Barragem de Vilarinho das Furnas, onde há muito pouco tempo (2022) se avistava a aldeia de Vilarinho da Furna que foi submersa em 1971, está na sua cota máxima, ou muito perto disso.

Aqui pouco se passa e a beleza de toda a envolvente é assegurada, principalmente num dia repleto de sol.

Seguimos o passeio de moto pela CM1340, em direção ao Soajo que é uma das mais típicas aldeias da região.

Neste local pode-se contemplar, para além das suas ruelas típicas e do seu pelourinho, o seu maravilhoso núcleo de espigueiros, que são classificados como Imóvel de Interesse Público, e estão construídos sobre uma laje granítica de elevada dimensão.

Este local preserva ainda, e bem, a sua matriz medieval.

A rolar pelo asfalto seguimos pela M530 em direção a Lindoso onde também existe um núcleo de espigueiros este, o maior da Península Ibérica.

Depois de contemplar tal espaço e do Castelo que, na idade média, tinha como função vigiar e defender a fronteira portuguesa, seguimos o passeio de moto até terras de Espanha para abastecermos, a preços bem mais simpáticos.

Entrámos novamente em Portugal e seguimos pela N308-1 que atravessa o Parque Nacional e, pela N533 fomos contemplando a magnífica paisagem até à N304 que nos levou a outro local de culto que é o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

O enquadramento paisagístico de todo o passeio de moto é de uma qualidade fantástica e é um local que deve ser, sempre que possível, percorrido.

O santuário de S. Bento da Porta Aberta é o segundo maior santuário português e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos. Depois de Fátima, lidera as estatísticas, mesmo não gozando de uma situação geográfica favorável, nem ser beneficiado por grandes vias de comunicação. Plantado no coração do Minho, é lugar preferencial de culto ao fundador dos beneditinos.

Depois de mais esta paragem, descemos até à marina do Gerês e da marina até à Pousada da Caniçada onde elegemos o local para o melhor “spot” do passeio.

Aqui iniciámos o nosso regresso a casa, pela N103, reflectindo em todas as magníficas paisagens que este passeio nos proporcionou.

A não perder este passeio de moto que tem nota máxima no que ao enquadramento paisagístico diz respeito.

Até breve…

Vídeo do passeio pode ser vista aqui