Passeio de Moto à Costa de Prata

2020 05

Num dia soalheiro, 3 meninas da Baviera, fizeram-se à estrada, com os respectivos cavaleiros, para explorar parte da Costa de Prata.

Saindo de Braga, Guimarães e Porto fomo-nos encontrando pelo caminho e iniciámos o percurso mototuristico na única estância balnear do concelho de Leiria. A Praia de Pedrogão.

A praia é bem cuidada e apresenta um extensão muito interessante de areal.

Apesar de algum vento o mar estava relativamente calmo, tal como o ritmo que se pretendia para o passeio.

Depois da foto da praxe, fizemos-nos à estrada seguindo a Estrada Atlântica até à Nazaré,  passando pela Praia da Vieira e São Pedro de Moel.

A estrada é fantástica e proporciona um enorme prazer quando se está a Rolar Pelo Asfalto contudo a paisagem já teve melhores dias pois as marcas deixadas pelos incêndios, que outrora existiram, ainda estão bem presentes.

É uma estrada a não perder neste país à beira mar plantado.

Na Nazaré, mais concretamente no Sítio, seguimos em direcção ao Farol da Nazaré onde parámos.

Aproveitando o 1º dia em que os museus e outros espaços abriram após o confinamento, decidimos entrar para admirar o famoso canhão. 

O custo da entrada é de 1 euro por pessoa e aqui o canhão é perdido no horizonte. O  mar estava “flat” e isso também explica o facto de não existirem surfistas na zona.

O interior do farol tem alguns pontos de interesse como uma sala explicativa da geomorfologia do lugar, uma exposição de fotografia dedicada aos que se aventuraram nas ondas gigantes e uma sala com algumas pranchas de surf que por ali passaram.

Mas a paisagem é, sem dúvida, o ponto alto daquele lugar.

Repostas as baterias e depois de se limpar a mente com tamanha beleza seguimos pela Rua Bartolomeu Dias  em direção a São Martinho do Porto.

Mais uma estrada soberba contudo a paisagem assume contornos mais interessantes se for feita de sul para norte. 

Como a fizemos em sentido inverso (norte sul) fizemos uma paragem para contemplar a Vila da Nazaré.

Chegando a São Martinho do Porto dirigido-nos ao miradouro do cruzeiro. Um ponto muito interessante para observar a baía daquela que é uma interessante freguesia de Alcobaça.

Seguimos novamente pela Estrada Atlântica até chegarmos a Foz do Arelho, que fica já no concelho das Caldas da Rainha, e contornando toda a Lagoa de Óbidos, decidimos parar na Praia do Bom Sucesso para aconchegar os nossos estômagos.


Seguindo pela M603 passámos pela Praia D’El Rey e a península do Baleal foi a próxima paragem.

Um local único, onde a estrada que nos leva ao lugar atravessa, literalmente, a praia que tem o mesmo nome.

Apesar de não termos conseguido tirar a fotografia no meio da estrada que divide a praia, devido ao transito, fica o retrato fotográfico na nossa mente.

Uns bons 5km separam o Baleal de Peniche,  que foi a nossa última paragem na Costa de Prata.

É magnífico Rolar Pelo Asfalto através da N114 e da Marginal Sul.


O Cabo Carvoeiro, que é o cabo mais ocidental da Costa de Prata, é um local de grande valor patrimonial quer ao nível geológico quer ao nível paisagístico e justifica uma viagem para ser contemplado.

Neste local avistaram-se ainda as nossas meninas, devidamente alinhadas para a fotografia, onde o arquipélago das Berlengas serviu de pano de fundo.


E assim ficou concluído mais um passeio que rondou os 150km, muito embora, devido à nossa posição geográfica , o GPS tenha registado 705 km.


Foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal

 

Boas curvas e até breve.