Passeio de Moto às Aldeias de Xisto & Históricas

2019 08

Sem grande história fomos até Miranda do Corvo,  sempre a rolar pelo asfalto.

Em Miranda do Corvo parámos para recompor o nível dos líquidos e iniciámos o nosso passeio que serviu para re-visitar algumas aldeias de xisto, conhecer outras e passar por 2 aldeias históricas de Portugal.

Partindo de Miranda do Corvo, rolámos pelo asfalto pela M555  e algures depois de Cacilhas virámos à direita onde fomos ver a magnífica vista sobre a Lousã. O miradouro é simples mas muito engraçado.

Voltámos à M555 e seguimos em direcção a Aigra Nova e Aigra Velha pela N342. Pelo caminho parámos em Comareira que é a mais pequena das Aldeias de Xisto, segundo uma inscrição que a Aldeia ostenta.

As Aigras merecem uma paragem para contemplar quer as casas cuidadosamente criadas quer o seu enquadramento paisagístico.

Nestas terras nada se passa. Café ou compras de artesanato podem-se fazer, mas comer algo que é bom....só em Gois.

Assim, devido à hora, desviámos o nosso percurso e fomos comer umas bifanas à praía fluvial de Gois.

Local tranquilo, com uma paisagem excelente e com um bar em cima do rio onde se pode petiscar algumas iguarias (bifanas, pica pau, hamburgers, saladas) que apenas merece destaque pelo local.

Em véspera de concentração motard, o movimento das duas rodas já se fazia sentir e o ambiente estava muito interessante.

Continuámos o nosso passeio pela M543 em direcção ao Colmeal e a Fajão. A estrada tem muito interesse ao nível paisagístico mas, no que diz respeito ao estado do asfalto.....é bom nem pensarmos em alguns dos locais que percorremos.

Pela M508 seguimos em direcção a Piodão. 

Piodão não necessita de apresentações e contemplar a paisagem nos miradouros improvisados na estrada é algo sempre digno de registo.

Depois de mais uma paragem técnica seguimos pela M1134 e na Foz D´Égua fomos  observar o pessoal a banhos.  

A paisagem é lindíssima e justifica ser devidamente contemplada.

Seguimos para Vila Pouca da Beira onde ficámos a prenoitar num local que merece o nosso destaque, quer ao nível de hospedagem quer ao nível da gastronomia.

Descansámos e iniciámos o regresso.

Pela N17 seguimos até ao corte para Linhares da Beira. A estrada está em bom estado mas pouco interesse apresenta. Muito "chata" e com muito transito contudo, depois do corte para Linhares,  a música é completamente diferente.

Linhares merece uma visita. Excelente Aldeia e muito bem conservada.

O Castelo é o expoente máximo daquele local.

Acabámos por nos deixar levar pela envolvência e.....tivemos de diminuir ao passeio rumando pela estrada mais rápida até casa (A25, A1 e A3)

Fica mais um registo, de um passeio que merece ser partilhado.  Os locais merecem uma visita.


E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal

 

Boas curvas e até breve.