Passeio de Moto à Rota dos Moinhos

2019 09

Ao ler:

“….é preciso chegar às abertas e miradouros para achar a razão de ser da fama de Penacova, que é o seu admirável panorama de água, pinho e penedia.”

Vitorino Nemésio

resolvemos que a próxima viagem seria na região centro, mais concretamente na Rota Dos Moínhos, que fica ao redor de Penacova.

Foi um passeio com menos de 300km que nos levou desde Aveiro até à Serra do Caramulo passando pela Serra do Bussaco e Penacova.

Como ponto de partida escolhemos o pequeno Cais Palafítico, na praia da Barra, onde outrora existia a antiga ponte que fazia a passagem da Gafanha para a praia.

A maré estava baixa, o que proporciona outra perspectiva paisagística.

Devido a isso,  decidimos seguir pela marginal até à Praia da Vagueira, passando pelas famosas casas de riscas da Costa Nova.  Boa escolha!

Da Praia da Vagueira seguimos por estrada nacional até à Porta da Rainha que já fica no Bussaco.

A entrada é paga e 2 euros foi o montante da nossa contribuição.

Depois de uma pequena pausa, seguimos pela N234 e passámos no moinho de Sula. Uma paragem sem interesse.

Continuámos e seguimos pela M1250-1 que nos levou ao complexo de Moinhos da Portela e ao Museu do Moinho.

A estrada é interessante e o local, onde está o complexo, foi uma agradável surpresa.

Para além dos Moinhos e do Museu ainda tem um bom parque de merendas, onde resolvemos almoçar,  e uma pequena cafetaria

Para visitar o Museu pagam-se 2 euros onde a visita ao Moinho de Vitorino Nemésio também está incluída.

A maioria dos moinhos está devidamente restaurada e um deles ainda pode ser alugado para passar uma tranquila noite.

Seguimos viagem pela N235 e depois pela M1275 até que chegámos ao complexo de Gavinhos.

Após a fotografia da praxe seguimos pela M536 para ver os Moinhos da Aveleira.

A estrada apresenta-se em bom estado e o enquadramento paisagístico é interessante mas, visitar estes moinhos é perda de tempo.

Resolvemos seguir viagem para Lorvão onde o Mosteiro é o ex-libris do local. Dali seguimos para Penacova.

Depois de uma pausa para admirar a paisagem sobre o rio Mondego descemos pela N2 e, em Vila Chã, virámos em direcção à Serra da Atalhada.

Foi aqui que vimos o melhor complexo de moinhos,  muito embora a estrutura de alojamento local que outrora os suportava, esteja ao abandono.

Excelente panorama paisagístico.

Tranquilamente seguimos viagem para o Caramulo e depois seguimos para Aveiro.

A opção de estrada foi errada, no que diz respeito à viagem do Caramulo para Aveiro.

Decidimos seguir pela N230 que tem curvas atras de curvas e um asfalto irregular o que nos leva sistematicamente aos saltinhos. A não repetir pois a A25 é uma alternativa e  bem mais agradável.

Antes de regressar ao ponto de partida parámos na Bruxa, que fica na Gafanha da Encarnação, para petiscarmos uma empalhadinha.

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal

Boas curvas e até breve.