Passeio de Moto até Puebla de Sanabria

2017 10

Tendo como base as previsões meteorológicas para os dias 28 e 29 de Outubro, idealizou-se mais um passeio que sem dúvida se tornou em mais um grande prazer da estrada.

Cedo saímos e, com algum frio à mistura, rumamos em direção a Vila Pouca de Aguiar.

Feita uma pequena pausa rumamos até Pedras Salgadas.

O parque é um local sempre interessante de visitar, contudo, nesta altura do ano, ganha outro encanto devido às cores outonais com que nos presenteia.

Para lá chegar o acesso faz-se pela EN2.

Foi inevitável as lembranças do passeio realizado em Maio passado que, sem dúvida, será para repetir um dia!

E,  como nem tudo é moto, um passeio pelo encantador arvoredo é obrigatório sabendo que o apetite aparece e é tempo de rumar até à próxima paragem.

A próxima paragem foi Gimonde e o trajecto escolhido foi a EN212.

A paisagem por esta estrada é fabulosa.

Após uma incursão em auto estrada, para talhar caminho, chegamos a tão desejado lugar para um repasto digno de uma memória futura.

O Restaurante Abel é sempre um local obrigatório por estas paragens, pois a Posta à Mirandesa é única e soberba.

Estando o estômago devidamente aconchegado foi tempo de visitar o Parque Natural de Montesinho.

A uma velocidade alucinante, digna de um verdadeiro caracol, tomamos a N308 até Rio de Onor, onde a fronteira divide uma aldeia.

A estrada apresenta um bom asfalto, algumas curvas abertas, as condições metrológicas estavam excelentes e a paisagem estava ao mais alto nível...que mais se pode desejar!

Rio de Onor, que foi candidata às Aldeias Maravilha de Portugal na categoria de áreas protegidas, é uma aldeia muito pitoresca, bonita e com uma arquitetura muito interessante.

Talvez fruto da candidatura e da publicidade, nota-se um aumento muito significativo de obras nas casas abandonadas.

Numa zona onde noutros tempos existiu uma rota de contrabandistas, passa-se para Espanha onde se podem ver muitas casas com a Bandeira Espanhola hasteada.

Talvez seja um sinal da crise que os nossos vizinhos atravessam na Catalunha.

Pela estrada ZA-V-2639 chegámos a Puebla de Sanabria e sem parar rumamos até Ribadelago onde podemos admirar o Lago de Sanabria y Alrededores.

Aqui também as cores outonais trazem outro encanto ao espaço.

Regressámos a Puebla de Sanabria onde os cavalos e os cavaleiros aproveitaram para descansar.

No dia seguinte a hora foi alterada. É tempo de poupar energia, segundo os sábios da I Guerra Mundial.

Neste contexto, rumamos a mais uma Aldeia que também concorreu às Aldeias Maravilha de Portugal...Montesinho

Enquanto percorríamos calmamente os quilómetros da fabulosa paisagem da ZA 925 ocorria-nos a ideia de que quem trabalha nas previsões meteorológicas tem muito que aprender.

Estavam 4ºC, valor muito mais baixo do que as previsões que tínhamos consultado na passada sexta-feira.

Tivemos saudades de alguns agasalhos, mas a tecnologia ajudou-nos um pouco pois rapidamente ligámos o banco assim como os punhos.

Sem dúvida que são gadgets que só se dá o devido valor quando fazem falta.

Em Montesinho, uma aldeia em que o tempo parou, até o único café que conhecíamos no local estava fechado.

Lá continuamos até Vinhais onde recuperamos as forças e restabelecemos a temperatura corporal.

Pela N103, uma das mais belas estradas motards de Portugal segundo o site Bestbikingroads, rumamos até Chaves onde a Feira dos Santos estava a ocupar grande parte da cidade.

Assim, lá tivemos de prescindir dos famosos pasteis e rumamos pela EN2 até perto de Vidago, onde tínhamos uma reserva no restaurante Casa de Souto Velho.

Este restaurante só funciona com reserva prévia e, sem dúvida, justifica a viagem.

Trata-se de um local que recomendo a todos e que pertence á “Rede de Tabernas do Alto Tâmega”.

O arroz de cabidela estava no ponto e os enchidos feitos pelos proprietários são de uma qualidade bastante acima da média.

De Souto Velho rumamos a Boticas e seguiu-se uma estrada, de uma beleza indescritível, que nos leva a Venda Nova, passando pelo meio de Alturas do Barroso.

Como não há bela sem senão, cuidado com a estrada pois, para além de ter zonas castanhas, escorregadias e com cheiro pouco agradável, existem vários animais de porte que aparecem a qualquer momento, vindos do nada.

Depois de contemplar a paisagem em Venda Nova, seguimos pela estrada N103 até Braga onde chegámos 613 Km depois.