Passeio de Moto no Douro Vinhateiro

2020 09


Na altura das vindimas, faz parte da nossa rotina visitar o Douro Vinhateiro que foi classificado em 2001 Património da Humanidade.

De muitos passeio que temos vindo a realizar por tão ilustre e bela região, decidimos repetir um deles que, no nosso entender, é o roteiro ideal para ser feito na altura das vindimas.


Assim, seguindo a A4, depois do Túnel do Marão, mais concretamente na saída 21, retiramo-nos da monotonia para ir de encontro à N2.

De Vila Real até Santa Marta de Penaguião são cerca de 20 minutos e depois de serpentear a estrada,  foi lá que fizemos uma breve paragem, em frente à Câmara, para esticarmos um pouco os esqueletos e dar o verdadeiro início ao nosso passeio.

Registámos o momento no marco existente na praça da Câmara.

Mais revigorados, seguimos novamente pela N2 e, 40 minutos depois, estávamos junto ao terminal fluvial de Peso da Régua onde há um café com um parque de estacionamento.

O movimento turístico estava bem presente no local contudo era bem menor do que em outros tempos.

Recarregadas as baterias lá fomos nós ao encontro das vinhas pois tínhamos como objectivo andar literalmente no meio delas.

Rolámos Pelo Asfalto seguindo pela N313-1 e junto ao rio fomos até Covelinhas onde tomámos a direcção de Galafura.

Galafura tem um miradouro extraordinário e tem acessibilidades para, quem for relativamente cedo, fazer um pic nic com o Douro aos pés.

De Galafura fomos seguindo até ao corte que nos levou à CM 1258 e à N322-2.

Estradas fantásticas, principalmente a N322-2 e com grande parte do percurso a Rolar Pelo Asfalto tendo como pano de fundo o rio com todo o seu esplendor.

Como toda a estrada é um miradouro, lá fomos a passo de caracol parando aqui e parando acolá até chegarmos à Quinta Nova onde uma visita à Adega e uma visita ao Wine Museum Centre - Fernanda Ramos Amorim estava à nossa espera.

Ambas as visitas foram previamente marcadas e o preço foi de 16€ para cada pessoa.


A Adega é igual a tantas outras que se pode encontrar na região, mas o Museu é um espaço pequeno, mas muito interessante de ser visitado.

Trata-se de uma colecção, organizada por Fernanda Ramos Amorim e apresenta os objectos mais relevantes utilizados, no passado, na arte da vinicultura.

Foi uma ideia interessante dos proprietários que conseguiram dar nova vinda a objectos que se encontram obsoletos.


O local apresenta um enquadramento paisagístico fabuloso, que convida a uma pausa mais demorada.

Já relativamente tarde saímos e pela CM 1268-1 e pela M590 chegámos a Pinhão  que tem, no nosso entender, um dos melhores miradouros do Douro.


Pode-se resumir o percurso de Peso da Régua a Pinhão como sendo composto por estradas soberbas (estamos a falar na margem norte do rio), que são autenticos miradouros andantes, contudo,  são muito estreitas e sem proteção  pelo que são estradas muito perigosas e devem ser feitas com o máximo cuidado.

Há locais que só passa um carro!!!


De Pinhão tomámos a  direcção de Vila Real onde demos o passeio por concluído quando entrámos na autoestrada e rumamos ao ponto de partida.


Ver o vídeo do passeio

Percurso em ficheiro GPX para DOWNLOAD clique AQUÍ


E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

 

Boas curvas e até breve.