Passeio de Moto à  Serra da Freita

2019 02

O destino escolhido para este dia de "Rolar pelo Asfalto" foi a Serra da Freita, contudo o início escolhido foi S. João da Madeira.

Saímos de Braga e,  por auto estrada, seguimos em direcção ao "ponto de partida".

Fazia anos que não visitava aquela cidade.  Do que vimos, está bem cuidada.

Estacionámos junto à Torre Oliva e visitámos o Museu do Calçado bem como o Museu da Chapelaria o que deu origem à classificação atribuída na rúbrica "Nível Cultura".  

Tratam-se de 2 museus pequenos mas com grande interesse para quem gosta do mundo industrial.

Recomenda-se a visita.

Seguimos viagem e  pela N224-1 chegámos a Mizarela onde podemos contemplar a famosa Frecha da Mizarela.

Tínhamos ainda como objectivo descobrir o Miradouro da Detrelo da Malhada antes de seguirmos para o abastecimento do cavalo e dos cavaleiros .... assim aconteceu.

Para isso seguimos de Mizarela pela M511 em direcção à Granja e lá estava ele, bem no meio da revolução tecnológica de outros tempos (heólicas) que tira algum do encanto à paisagem.

Terminada a visita seguimos pela M1138 e  parámos no local definido para o almoço. Restaurante D. Amélia, perto de Castelo de Paiva.

Aqui, em tempos passados, aprendemos que é obrigatório marcação quer de mesa quer de prato pois a não acontecer (se houver lugar....) só se come posta.

O que escolhemos foi a famosa vitela e, sem dúvida, é algo que ficará na nossa memória pois tem uma confecção a lenha muito bem cuidada e trata-se de carne de grande qualidade.

Recomenda-se e só não tem 10 pontos na nossa classificação porque a mesa que nos reservaram não era a que estávamos à espera.

Saindo do restaurante, rolámos até  Entre-os-Rios que, na margem do rio Tâmega,  é um local muito simpático para preparar a viagem de regresso.

Seguindo pela N106 fomos dar a Penafiel, local onde o passeio termina e inicia o regresso a casa, por  auto estrada.


E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal

 

Boas curvas e até breve.