Passeio de Moto nas Amendoeiras em Flor

2022 02

Fomos em busca das amendoeiras em flor e, apesar de já estarem um pouco adiantadas, fomos presenteados com uma quantidade generosa da flor de Prunus dulcis.

Idealizamos uma viagem curta, à semelhança dos anos 2019 e 2018, mas rica paisagisticamente, pois o itinerário escolhido, em nossa opinião, é o local onde se pode encontrar a maior densidade de amendoeiras perto, ou relativamente perto, da estrada.

Assim saímos tranquilamente de nossas casas, bem agasalhados, preparados para a chuva, que não apareceu e, em Provesende, foi o nosso ponto de encontro.

A 1250RT chegou e logo de seguida as suas amigas (1150 RT e 1200 GS) juntaram-se.

Em Provesende é obrigatório visitar o Café Museu do Arado.

É um local fantástico pela decoração pitoresca, que apresenta, e o torna surreal.

Foi neste local que iniciámos o passeio.

Deixando Provesende, escolhemos a N 323 que nos levou até Pinhão.

Seguiu-se um percurso pela estrada N 222 e depois de Ervedosa do Douro e de São João da Pesqueira seguimos em direção a Vale de Figueira, pela N222-3.

A paisagem é fabulosa e, com as amendoeiras em flor ou sem elas, justifica sempre uma passagem.

Tivemos sorte, as amendoeiras estavam ao rubro.

Seguimos pela M541e em Vale da Teja voltámos a intersectar a N222 que nos levou ao cruzamento que segue para Freixo Numão.

Seguimos pela N 324 para Freixo Numão e descemos até ao rio onde fizemos a nossa pausa para Almoço.

Escolhemos, como já vai sendo habitual quando andamos por aqueles lados, a Petisqueira Preguiça onde, para além do peixe do rio, se pode comer uma posta de excelente qualidade.

Depois de um almoço tranquilo onde se pôde colocar toda a conversa em dia, seguimos pela N 324 e fomos, tranquilamente, contemplando a paisagem e registando o momento para mais tarde recordar.

Chegados à IP2, depois de Pocinho,  rumámos pela IC5 até à A4 onde, na estação de serviço de Vila Real, demos por concluído o passeio.

Aqui pode ver o vídeo do passeio

Entre Olas e Custoias, na zona de São João da Pesqueira 1

Entre Olas e Custoias, na zona de São João da Pesqueira 2

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

Boas curvas e até breve.