Passeio de Moto no Douro Vinhateiro

2018 07

Prontos para uma viagem gastronómica no Douro, que saiu melhor que a encomenda, rumamos de Braga em direcção a Vila Real.

A auto estrada A4  foi o trajecto escolhido e na saída de Vila Real fomos em direcção à primeira paragem.

Um café matinal no centro da cidade.

Até ao túnel do Marão foi rolar com as nuvens a pairar no Céu, mas depois, tudo ficou diferente.

O sol e um calor abrasador acompanhou-nos em todo o percurso.

Após esticar as pernas rumamos até sabrosa e pela N 323 dirigimo-nos ao miradouro de casal de Loivos.

Em Celeirós decidimos abandonar a estrada e percorrer um atalho que nos levou até Vale de Mendiz.

Uma estrada fantástica, mas muito estreita e em paralelo.

Fica mesmo no meio das vinhas do Douro, do mais profundo que se conhece.

Soberbo, mas perigoso.

Não passa viva alma, somos nós e a paisagem.

A estrada é tão estreita que  duas motas têm dificuldade em se cruzar, mas a paisagem é deslumbrante o os ciprestes marcaram uma parte do trajecto.

Valeu mesmo esta escolha, mas não recomendo a ninguém, com o tempo húmido.

Chegados ao miradouro, a paisagem é digna de registo como em qualquer miradouro do Douro. Como não podia deixar de ser, fica o registo para a posteridade (foto de capa desta página).

Seguimos para  Espinho (junto a S. João da Pesqueira) onde, com mesa marcada na esplanada, dois nacos de carne nos esperavam.

O restaurante é o Cantinflas e a recomendação que nos deram não podia ser melhor.

Magnifica a carne assada na brasa com batatas terminadas de cozinhar da mesma forma e uma tarte de amêndoa que…é excelente.

Sem dúvida que merece uma visita e repetição.

Após as baterias estarem recarregadas, o objectivo seguinte era o de visitar o Museu do Vinho.

Infelizmente, por questões de tempo, tivemos de abortar esta parte e, depois de fazermos uma incursão na magnífica estrada que liga Pinhão à Régua (N222), subimos até ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, que pertence à Ordem de Cister.

As expectativas eram muito baixas e visitar este mosteiro era apenas um pretexto para passarmos por estradas até hoje não navegadas… por nós.

A visita superou todas as expectativas, muito embora exista muita obra de restauro que necessite ser feita.

A visita à Igreja é gratis mas aos claustros tem um custo de 3 euros por pessoa.

Aí também se pode apreciar uma exposição de pintura cujos quadros que mais se destacam são de  Bento Coelho da Silveira de pintura a óleo sobre tela.

Interessante e não choro o dinheiro que paguei.

Após o momento cultural,  Ucanha foi o destino seguinte para se apreciar a ponte fortificada.

Pelo caminho muitos matards iam passando em estilo de romaria, aliás só no restaurante Cantinflas estavam cerca de 40.

Bonito e tranquilo local. Justifica a visita assim como justifica ler um pouco de história antes da visita quer da ponte que do mosteiro.

Segui-se Caldas de Aregos e para isso o percurso fez-se junto às eólicas.

A estrada é boa, a paisagem também e as condições climatéricas eram excelentes pois a temperatura caiu cerca de 7 graus (28ºC).

Foi aí que nos fizemos à estrada para Braga, por Marco de Canaveses, onde apanhamos a auto estrada.

Rolámos pelo asfalato, e não só! com muito prazer.

Curiosidades Motard (BMW 1200RT vs C650GT)

9.000km já foram feitos nesta nova montada, assim como centenas de mudanças já foram metidas.

Magnífica moto no que diz respeito à performance de condução.

As prestações, a capacidade de resposta, etc nada tem comparação com a C650GT.

No que diz respeito a conforto....esqueçam lá isso.

O melhor equilibrio de conforto é da C650GT e no que diz respeito à colocação de mudanças.....os puritanos apenas criticam as automáticas porque NUNCA andaram em nenhuma.

Esta moto (BMW 1200RT) para ser perfeita,  teria de ter o conforto da C650GT e tinha de ser, obrigatoriamente, automatica.

Nos dias de hoje, numa moto de grande turismo, já não se justifica andar a meter mudanças.

Este é o meu ponto de vista das motos BMW que por este site passaram.

Colocar mudanças ... é do seculo XIX....

BMW, fico à espera da inovação em causa...

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

Boas curvas e até breve.