Passeio de Moto no Douro Internacional II

2023 07

Esquema do Passeio de Moto

Descrição do Passeio de Moto

Faz alguns anos que não vamos a uma das zonas mais belas de Portugal. Nesse contexto, chegou o momento de fazer mais um passeio de moto na zona Norte de Portugal, mais concretamente no Douro Internacional.

Depois de rolar pelo asfalto até Mirandela onde os cavalos e os cavaleiros descansaram, e onde se pode degustar uma belíssima posta à Mirandesa, no restaurante Adega, pernoitámos e seguimos em direção a Barca De Alva.

Sem grande história, mas com uma paisagem com alguma imponência, seguimos pela IP2 até ao Pocinho onde apanhámos a estrada N220, que nos levou até ao corte da N325.

Pela N 325 seguimos até Barca De Alva onde a paisagem, depois de Quintana da Ribeira, se revelou surpreendente.

O asfalto é de fraca qualidade e os buracos têm alguma frequência, mas a qualidade do enquadramento paisagístico é digno de fazer o percurso.

Soberbo!!

Dali seguimos ao ponto de passagem, onde tranquilamente nos refrescamos.

Voltámos ao asfalto e seguimos, pela N221, e passado uma dúzia de quilómetros virámos em direção a Penedo Durão.

Penedo Durão, que para muitos é um dos miradouros mais interessantes do Douro Internacional....e...é de facto magnífico.

Tivemos a sorte de ter a companhia dos grifos que, aparentemente tranquilos, sobrevoavam o lugar.

De Penedo Durão a Freixo de Espata a Cinta são pouco mais de 10 minutos e aqui decidimos fazer uma pausa para um belo repasto.

Depois do merecido descanso,  há que percorrer as ruas da localidade, que nos surpreendeu, principalmente pelo Museu da Seda e do Território.

O Museu é um espaço relativamente pequeno mas de grande interesse cultural.

Não fazíamos a mínima ideia da importância da Seda naquele local.

Trata-se de um Museu a não perder.

De Freixo de Espada a Cinta seguimos pela N221 até Lagoaça onde o Miradouro da Cruzinha foi o local eleito para contemplar, novamente, o Rio Douro.

O Miradouro da Cruzinha é interessante e, se andarmos um pouco a pé, tem uma vista sobre um dos “cotovelos” do Douro ....excelente.  Que belo enquadramento paisagístico!!.

Seguimos viagem e, depois de um pequeno percurso pela IC5 saímos em Picote para o Miradouro que foi, por nós, considerado o expoente máximo do dia.

Trata-se do miradouro da Fraga do Puio.

Desde a última vez que por lá estivemos, existiu uma intervenção de requalificação e está soberbo.

A não perder.

E porque o dia ia longo, resolvemos seguir em direção a Miranda do Douro onde tivemos o direito a um merecido descanso.

Em Miranda do Douro, escolhemos o Hotel Parador Santa Catarina e, não podíamos ter escolhido melhor.

Desde a reserva de garagem para motos, passando pela qualidade do quarto e a excelente vista sobre o Rio Douro, nada negativo existe a apontar.

Para além disso a qualidade com que fomos recebidos é digna de, quando voltarmos para aquele lugar, não procurar mais nada.

Nota máxima para aquela unidade hoteleira e principalmente para o seu gerente, que teve a amabilidade dos nos ir buscar ao cruzeiro ambiental, depois deste ter terminado

Miranda do Douro não necessita de apresentações e, como bónus, tivemos direito a estar presentes nas festas da cidade.

Como não podia deixar de ser, festa significa Pauliteiros e  conseguimos ver a arte de tão interessante dança.

É diferente...e é agradável ver que as nossas tradições não se perdem...

Mas, como nem tudo é rolar pelo asfalto, decidimos que, na manhã de domingo, faríamos um passeio de barco pelas tranquilas águas do Douro.

Excelente opção...

A empresa Europarques tem um passeio ambiental de excelente qualidade, onde se pode contemplar toda a fauna e flora que aquele lugar nos proporciona.

Foi a “cereja no topo do bolo”

Excelente e a não perder.

Depois de uma posta à Mirandesa, devidamente certificada, no restaurante do hotel, em tom de despedida, seguimos para o próximo ponto de interesse que era, nada mais nada menos, que a Puente de Requejo, já do lado de Espanha.

Não sabemos a razão, mas a estrada ZA 321 apresentava-se cortada e impediu que a nossa vontade fosse realizada.

Assim, retrocedemos novamente até Miranda do Douro e seguimos por Ifanes e Moveros até Bragança, fazendo uma breve incursão por Alcanizes.

Dali até Bragança "é um tiro" e entrámos na auto estrada, que nos serviu para rolar pelo asfalto até ao ponto inicial.

Um passeio fantástico quer ao nível gastronómico quer ao nível paisagístico e teve ainda uma nota de destaque suplementar, no que diz respeito ao nível cultural, pois muito aprendemos sobre estes locais.

Um passeio que se recomenda

Video resumo da viagem

E foi assim mais um passeio de Mototurismo por estradas de Portugal.

Foi um bom passeio de moto.

Boas curvas e até breve.