Exposição "ínterim (uma alegoria do tempo)", de Igor Morales (SP)

ínterim (uma alegoria do tempo), 2021


Quando se fotografa, seja analogicamente ou digitalmente, existem lacunas de tempo entre o momento que a fotografia é feita e o momento em que se vê o que foi feito.


Ela pode ser mais curta, como quando se faz um fotografia e imediatamente a verificamos na tela da parte de trás da câmera ou mais longa, como quando se faz uma fotografia em película e demoramos 6 meses pra revelar o filme, por exemplo.


Mas essas lacunas temporais estão aí. Existem.


E aí existe também a lacuna entre lembrança e fato.


O projeto “ínterim (uma alegoria do tempo)” tenta, através da fotografia e e de seus próprios mecanismos, sua física, sua estética, imaginar e jogar visualmente com essas lacunas, onde entre lembrança e fato, uma “coisa” que foi deixa de ser essa “coisa” que é, seja 1 segundo ou um ano depois que foi fotografada.


O interesse vem atrelado ao conceito observado por Duchamp dos “inframinces”, intervalos de tempo entre uma coisa e outra, muito bem resumido por Gloria Moure nessa passagem: “O inframince é imenso em sua ínfima infinitude, transborda todas as realidades, acolhe a energia da poesia, conjura e assiste o aleatório, reúne e separa todas as dualidades.”


Quando aconteceu o que acabou de acontecer ontem?

Mês passado?



Igor Morales

Igor Morales, 1989 - São João da Boa Vista, Brasil

Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. A prática do artista responde a um interesse em experimentar no campo fotográfico, com ênfase no conceito de processo; relaciona-se à criação de imagens, sons, erotismo, relacionamentos e acaso. A fotografia é a possibilidade de descobrir pontos de encontro com outras formas de expressão, com diferentes processos orgânicos e inorgânicos. Seu trabalho já foi exibido no Brasil, Colômbia, EUA, Groenlândia e Portugal.

Tem diversas exposições coletivas na sua trajetória no Museu Alberto Sampaio, Guimarães, Portugal,Galeria Reserva Cultural, Niterói, Brasil, Galeria Cañizares, Salvador, Brasil, Plataforma digital e Fábrica Behring, Rio de Janeiro, Brasil, Nuuk Kunstmuseum, Nuuk, Groenlândia, Espacio El Pasajero, Bogotá, Colombia, Space 776 Gallery, New York, USA, Rita K. Hillman Education Gallery, International Center of Photography, New York, USA e na Escola São Paulo, São Paulo, Brasil.



NÚMERO DE VISITANTES