Exposição "Porque somos paredes", de Raquel Gandra (RJ)




Porque somos paredes

Movida pelo desejo de contribuir de alguma maneira para o debate/diálogo sobre o machismo ainda dominante em nossa sociedade atual, resolvi realizar um trabalho fotográfico que adentrasse o universo masculino a partir do meu ponto de vista e da minha experiência enquanto mulher.

A série Porque somos paredes foi realizada ao longo do meu Master de Fotografia Documental e Artística na cidade do Porto, representativa de valores tradicionais e conservadores bastante presentes em sua cultura, da qual acabamos por herdar. O que, a princípio, tinha como propósito retratar uma ideia pré concebida da masculinidade, abriu-se para um olhar mais delicado que ganhou forma através do contraste, da ambiguidade e de minimalismos, à medida em que o afeto e a familiaridade foram sendo construídos. Com isso, resolvi explorar o encontro entre a dureza superficial e a vulnerabilidade mais profunda, questionando meus próprios preconceitos e permitindo com que "novas" imagens surgissem.


Raquel Gandra

(RJ, 1986) É artista visual e fotógrafa formada em Audiovisual, Mestrado em Belas Artes - Poéticas Interdisciplinares e Master em Fotografia Artística e Documental no IPCI, Portugal. Já participou de exposições coletivas no Brasil e na Europa, com destaque para EIXO ARTE 2022, FOTO EM PAUTA 2022 (Tiradentes), SUBURBS, Galeria Millepiani 2019 (Roma), BASTARDA DA CULTO 2019 (Porto), O MAIS PROFUNDO 2017 (Juiz de Fora), TEMPO, Centro Helio Oiticica 2017 (RJ).

Em sua trajetória, que perpassa diferentes linguagens, compreende o dispositivo de criação de imagens como meio fortuito para dar a ver/imaginar o outro e nós mesmos através de encontros e deslocamentos, tangenciando lacunas e questionando a maneira como enxergamos a própria realidade.

Dedica-se à criação de narrativas visuais a partir da fabulação humana dentro de suas territorialidades (íntima, espacial ou coletiva), transitando por temas como a Memória; Identidade e a relação entre o corpo e seu entorno.







Contato

Instagram: @hiperativa @a.errante

Site: https://raquelgandra.visura.co/




NÚMERO DE VISITANTES