Exposição "Ibejis", de Pedro Mota (BA)



Ibejis


Ibejis é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, ligadas a todos os Orixás e seres humanos. São sincretizados com os santos Católicos São Cosme e São Damião, também muito amados na Umbanda. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia, a tudo que nasce, ao início de todos os ciclos, principalmente os da natureza e os das nossas vidas. A ideia atrás da concepção deste projeto é trazer essa relação das divindade Ibejis com nossos trabalhadores informais pois, a percepção que temos das pessoas pretas, pobres e periféricas está atravessada por um senso comum que nos invisibiliza através dos trabalhos braçais e em posições de subserviência. Principalmente durante a quarentena e após o período de isolamento social com o agravamento das condições de vulnerabilidade socioeconômica e a falta de suporte por parte dos governantes, vemos o aumento de pessoas em situação de pobreza e que por estas razões precisaram ir à rua para conquistar o pão de cada dia, apesar da situação complexa e desesperadora este ensaio se coloca como uma crítica a situação em que a parcela mais vulnerável da sociedade se encontra e evidenciar através da arte a realidade das periferias de Salvador/BA em 2021.



Ph Mota

Fotografo , videomaker e produtor cultural nascido e criado em Pernambués, bairro de maior população negra de Salvador. Dedico-me a fotografia desde 2016, aprendi a usar uma câmera sozinho assistindo videos no youtube e depois treinando/usando o equipamento do meu irmão e de um amigo também fotografo que foram minhas maiores influencias para começar a fotografar. Desenvolvendo assim totalmente autodidata o meu trabalho a partir da investigação imagética dos quilombos urbanos, através de pesquisa própria, aliada às vivências afrodiaspóricas.

Entre 2017 e 2018 foi produtor executivo, fotógrafo, videomaker e gestor de redes sociais do grupo de rap soteropolitano USCARATUDO, e também fez parte do coletivo Hip-Hop Pernambués. Atualmente é fotógrafo independente e produtor audiovisual do selo MAMBA NEGRA.







Contato

Instagram: @_phmota




NÚMERO DE VISITANTES