Antonio Valiente

Natural de Cádiz, Espanha, estudou Tecnologias da Informação e Mídia na University of Glamorgan – South Wales (Gales, Inglaterra) no ano de 2002, trabalhando no setor audiovisual em Barcelona, Espanha entre 2005 e 2011, ano que fixa residência em Caxias do Sul. No ano de 2010 passa a dedicar-­se exclusivamente à fotografia. Formado em fotografia pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em Comunicação e Semiótica, trabalha em diversos âmbitos da fotografia, desde a fotografia de arquitetura, social, fotojornalismo até projetos pessoais dentro da fotografia documental e artística.


Alessandra Rech

Doutora em Letras/ Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a tese: Agudíssimas Horas - Imagens do Tempo na Poesia de Hilda Hilst. Desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Concluiu, em 2020, a Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO), Buenos Aires. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS. Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2005), defendeu a dissertação A Indistinção Primeira - Amor e Interdito Social na Obra de João Guimarães Rosa. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Desde agosto de 2007 integra o corpo docente do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Escritora, tem três livros de crônicas publicados: Aguadeiro, 2007, Mirabilia, 2014 - este agraciado com o Prêmio Vivita Cartier de Literatura em 2015, e Extradição - A poética dos deslocamentos (2022). É autora, ainda, dos infantis O Sumiço do Canário - Quando os finais precisam ser inventados, 2012, e A insônia dos sabiás, 2018; além de Na Entrada-das-Águas - Amor e Liberdade no Sertão Rosiano, 2010, ensaio. Foi repórter e editora na Zero Hora Editora Jornalística (Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul) de 1993 a 2007, e cronista semanal do Jornal Pioneiro 2000 - 2014, caderno Sete Dias, empresa para a qual produz a revista Casa&Cia (reportagens e edição). É editora das publicações regionais do Brand Studio RBS no Rio Grande do Sul.

Daniel Vargas

Daniel Vargas é Graduado em Meios Audiovisuais, com ênfase em Produção e Direção de Cinema, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, e especialista em Documentário de Criação. É diretor-proprietário da @XamãFilms, professor da FSG, membro da COMIC em Caxias do Sul – RS, coordenador do @pontodeculturanav e membro do colegiado do audiovisual do RS.



Carlo De Bortoli

Carlo De Bortoli e Fotógrafo, Videomaker e Editor de Vídeo há mais de 10 anos. Graduado em Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo pela FSG. Como diretor da EZAZ filmes levou seu trabalho de filmes de casamento para países como: França, Itália, Angola, Chile, Argentina e Uruguai.



Geovane Blanco

Geovane Blanco é produtor audiovisual desde 2019, onde já atuou em vários trabalhos com curtas-metragens, produção de vídeos empresariais e de eventos.


Gustavo de Resende Fabião

Gustavo de Resende Fabião: Historiador formado pela UCS em licenciatura Plena em História, formando em Publicidade e Propaganda, Diretor e Roteirista do Documentário " O Crime dos Irmãos Biondo", Documentário " Escondidos".


Gustavo Pozza

É Graduado em Fotografia (UCS), Especialista em Imagem Publicitária (PUC-RS), Mestre em Filosofia (UCS) e Doutor em Filosofia (UNISINOS). Professor da área de comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Áreas principais de atuação e pesquisa: estética e filosofia da arte, tendo como temas o cinema, a fotografia e seus efeitos no espectador.


Catiuscia Xavier

Catiuscia Xavier ingressou no serviço público municipal em 2008. Foi coordenadora do Arquivo Geral da SMRHL entre os anos de 2009 e 2012 e ingressou na SMC em 2013. É Gerente do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami desde março de 2021.


Lidiane Soares

Trabalha com produção de vídeos há 6 anos, atuando em diferentes áreas como: direção, direção de fotografia, arte e edição. Durante sua carreira já participou da produção de 7 documentários, diversas produções para empresas, além de ministrar cursos e palestras.



Lucas Troglio

Lucas Troglio é licenciado e mestre em História, professor da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Diretor do documentário "Fontes da Cidade: Uma História das Águas de Caxias do Sul".


Mara Galvani

Mara Galvani é artista visual, poeta e professora. Doutora em Letras (UCS/UniRitter), Mestre em Educação (UFRGS), especialista em Artes Visuais e Ensino da Arte (UCS) e graduada em Licenciatura em Arte – Habilitação Artes Plásticas UCS). Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2006, atua em disciplinas ligadas ao desenho e aos processos de criação, coordena o Programa de Linguagens da Arte (PLA), abrangendo o Projeto Mostra UCS Campus 8.



Liliane Giordano

Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013-2016). Possui graduação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2005), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela UCS (1997) e especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000). Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação. Hoje, o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem em fotografia, projetos de identidade visual e fotografia autoral.


Silvana Boone

Silvana Boone é Doutora em Artes Visuais(PPGAV-UFRGS), Mestre em Comunicação e Semiótica(PUCSP), Especialista em Artes Visuais (UCS) e Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul onde atua como professora desde 1995, e atualmente, coordena os Cursos de Artes Visuais. É orientadora de projetos com artistas, curadora e crítica de arte.

Rafael Vebber

Rafael Vebber é graduado em Produção Cultural pela UFF. É criador do @peripeciasculturais, por onde atua no audiovisual e na elaboração e execução de projetos artístico-culturais. Produtor dos curtas-metragens "Escondidos" e "Fontes da Cidade".


David Sousa

Natural de Caxias, Maranhão, formação em Matemática Licenciatura pela UEMA (2012), possui curso Técnico em Serviços Públicos pelo IFMA (2010), membro efetivo da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão – ASLEAMA, palestrante, curador e fotógrafo.

Já realizou várias exposições fotográficas, entre físicas e virtuais, dentre elas: A Princesinha (2017); Caxias em Raio X (2017); Mulheres Autorais (2018): Populário da Princesa (2018); DiverCidade (2019); A Invisibilidade das Tradições (2019); Elas sendo Elas (2020); Eles S/A Homens de Sucesso (2020); Caxiensidade em Detalhes (2020); Invisíveis Presentes (2020), Exposição Coletiva Olhar Divino (2022), dentre outras. Também já participou, através de fotografias, de alguns livros tais como: ‘Cultura e Legado: A contribuição de Manoel Páscoa para Caxias’(2019), de Clara Lopes Jovita, ‘Por Ruas e Becos de Caxias’ (2020), de Eziquio Barros Neto e Antologia Fotográfica Urbs Brasil (2022).

Marcia Marchetto

Marcia Marchetto é médica de profissão, utiliza a fotografia como meio de expressar sua visão de mundo. O seu foco principal são as pessoas e suas questões existenciais, como vulnerabilidade social, envelhecimento, pobreza, refugiados. Possui aceitações e premiações em concursos nacionais e internacionais através de exposições individuais e coletivas. Atualmente é presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, oficial de certificação da CONFOTO (Confederação Brasileira de Fotografia) e representante da PSA (Sociedade Americana de Fotografia) no Brasil.


Sara Verza

Artista visual e diretora de arte, há mais de 10 anos trabalha e estuda com foco em criação e ensino. Usa o equilíbrio entre a intenção e a intuição para criar imagens únicas, tanto a partir da câmera ou utilizando fotografias já existentes, para gerar novos significados. Independente da técnica utilizada, acredita que sua arte é o reflexo do artista. No seu caso, a arte é sua extensão, seu modo de ver e se comunicar com o mundo, suas reflexões materializadas como forma de recordação e, possivelmente, um meio de autoconhecimento. A busca pelo entendimento e conexão com uma nova fase, a de mãe, trouxe mais leveza, liberdade, sensibilidade e cor, para uma artista conhecida pelas fotografias em preto e branco. Livre de manuais, métodos e técnicas específicas, resolveu acolher a dualidade do todo e abrir seu olhar para a poesia do cotidiano e das mudanças, para o agora.



Jorge Aguiar

Jorge Aguiar, natural de Porto Alegre/ RS, 45 anos de Fotojornalismo, é um dos maiores fotógrafos do Rio Grande do Sul, internacionalmente reconhecido com o título de embaixador da fotografia na França. Ganhador de prêmios na VI Bienal de Fotografia Europa 83 Fédération Internationale de L ́art Photographique - Cidade: Réus na Espanha; Instituto Cultural Judaico MARC CHAGALL Salão nacional de fotografia Racismo e discriminação; Prêmio Direitos Humanos UNESCO em 2003- Projeto Photo da lata; É membro do conselho diretivo da nova gestão da Associação de Artistas Plásticos do RGSUL (Chico Lisboa). Há 25 anos desenvolve o Projeto Luz Reveladora Photo da Lata em periferias, ministrando oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Idealizador do projeto Photo da Lata e do Projeto Click da Kombi Escola de Fotografia Itinerante, que tem o objetivo de levar a educação continuada para jovens e adultos. O objetivo é a capacitação dos participantes para a criação e o exercício de uma profissão, resgatando a auto-estima, proporcionando acesso à cultura e a arte de fotografar. Promovendo ações de expressão, com base em valores humanos como: a solidariedade e a cooperação, dentro da economia solidária de geração e renda.


Chanaísa Melo

Chanaísa Melo é conservadora/restauradora no Museu dos Capuchinhos do RS. Mestra em Patrimônio Cultural e Memória Social pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Rio Grande e em Conservação e Restauro pela Faculdade da Serra Gaúcha.


Christian de Lima

Christian de Lima é artista plástico e coordenador do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Formado em História pela Universidade de Caxias do Sul e em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.


Egon Filter

Egon Filter é um World Photographer, fotografando gêneros como fotografia de viagem e paisagens. Ele começou fotografando com DSLR em 1985 como a maioria de nós: fotografando tudo em todos os lugares. De 1995 a 2018, ele viajou para locais especiais da Terra, como Patagônia, Bolívia, Etiópia, Mali, Togo, Zanzibar, Síria, Irã, Quirguistão, Nepal, Índia, Mianmar, Laos, Mongólia, China, Noruega e Antártica. Dos Andes ao Himalaia, do Saara a Gobi e dos mares do sul aos céus do Ártico. Ele se concentrou em paisagens peculiares e seu povo com belas imagens. Mas depois de seis expedições ao norte da Escandinávia para capturar as fantásticas auroras boreais, a astrofotografia, em particular, capturou sua alma. Então ele decidiu se concentrar em explorar a área local no sul do Brasil, onde a poluição luminosa ainda não atingiu níveis incontroláveis. Esta é a obra-prima da astrofotografia do autor – o projeto “Caminho das Estrelas”. Desde 2015 ministra seminários e master-classes de astrofotografia, tornando-se uma referência mundial da fotografia noturna. Fotografar as belezas do céu noturno na Natureza é um verdadeiro privilégio - abriu um mundo que de outra forma talvez nunca tivesse experimentado”, afirmou. Egon Filter: “Minha aspiração na Astrofotografia é acordar todos para voltar os olhos para o Universo – percebendo que somos pequenas criaturas dotadas de um belo lugar para viver, vamos cuidar bem da Terra”.


Mona Carvalho

Mona Carvalho é curadora cultural desde o ano de 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, estudou na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università Degli Studio di Verona – Itália, no curso de Conservação dos Bens Culturais, na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais e é especialista em Arteterapia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mona Carvalho é também servidora municipal da cidade Caxias do Sul, atualmente está à frente da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, sendo responsável por diversos projetos e programas voltados aos artistas e à comunidade em geral e é a responsável pela programação da Semana da Fotografia.


DJ Mono

Com uma carreira consolidada e recheada de momentos inesquecíveis. MONO é considerado um deejay carismático. Foi residente em três casas da capital gaúcha: MR. DA, BATEMACUMBA e PÉ PALITO.

Sempre buscando mesclar diferentes estilos, fazendo das festas e eventos uma verdadeira celebração, seu set versátil parte da D.I.S.C.O MUSIC, passando pelo FUNK ANOS 80, sendo combinado com ritmos LATINOS e carinhosamente temperado com BRASILIDADES pra finalmente chegar no ROCK e ao POP mas sem esquecer outras batidas.

Atualmente, MONO é DJ residente na programação do projeto PISTA CERTA (Muinho Farroupilha), na BIER HAUS e FABBRICA (Caxias do Sul), no LEGEND MUSIC BAR (Santa Cruz do Sul), e também conta com a importante missão de ser o DJ oficial do BLOCO DA VELHA que na sua última edição, em 2020, reuniu mais de 50 mil pessoas.


NÚMERO DE VISITANTES