Exposição "Por um fio", de Durvile Cavalcanti (SP)




Por um fio

Os trabalhos apresentados para este edital propõem uma estratégia de observação das contradições da relação do homem com o meio ambiente. São 9 colagens, com fotografias e outros materiais, que pretendem analisar como ocorre a substituição de bens naturais imprescindíveis nas nossas vidas. Como substituímos o insubstituível.

1. Salva Mata. Fala sobre a “visão antropocêntrica”, do homem como causa da destruição e também como única salvação do planeta. Um vislumbre do conceito popular de grande guardião do planeta.

2. Vista pra Mata. É sobre nossos reais objetivos em relação à natureza, fala sobre posse, exploração e vaidade. Sobre o status de possuir um pedaço da natureza ou apenas poder viver próximo dela e usufruir da “qualidade de vida”.

3. Quero Verde. A natureza sempre nos inspirou e acabou sendo reduzida a elementos distintos: cores, texturas, formas, extratos, etc. Que serão catalogados e posteriormente comercializados.

4. Quero Verde II. O mercado também desenvolve Design baseado no elemento natural, para nos cativar e nos fazer sentir parte integrante da natureza. Nesta colagem, a imagem principal é interrompida, recortada e substituída por espaços com característica de desenho industrial, artes decorativas e moda. A idéia de natureza preservada vai aos poucos se degradando e dando lugar ao cinza.

O fio condutor que liga essas imagens está presente literalmente em forma de linha. Uma linha de algodão que corre delimitando espaços e propondo limites. Numa aproximação da linguagem do planejamento, da projeção da ocupação.

O segundo grupo nesta série mostra 5 colagens, com fotos P&B e objetos distintos. Os títulos são “Por um Fio” e tratam da degradação de ambientes naturais específicos. Cada trabalho se divide igualmente em dois espaços. Uma paisagem síntese, formada por céu e chão, mas que poderia ser céu e inferno, o bem e o mal.

A linha do horizonte é substituída por um fio. Cada obra tem um fio diferente, de material e função específica, que por sua vez tem uma íntima associação com os problemas ambientais da parte inferior da imagem.

A mostra “Por um fio” transita pela analogia da famosa expressão que tão bem traduz a nossa relação predatória com o meio ambiente natural.

Durvile Cavalcanti

FICHA TÉCNICA

1 - Salva Mata. Fotografia sobre fundo preto com moldura em madeira tingida.

2 - Vista pra Mata. Fotografia sobre fundo preto, pregos e linha de algodão.

3 - Quero Verde. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e linha de algodão.

4 - Quero Verde II. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e linha de algodão.

5 - Por um Fio I. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e cordão de algodão.



6 - Por um Fio II. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e o elétrico.

7 - Por um Fio III. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e cabo de nylon.

8 - Por um Fio IV. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e cordão de couro.

9 - Por um Fio V. Colagem com Fotografias sobre fundo preto, pregos e corrente de metal.

Durvile Cavalcanti

Nascido em 1962, Durvile é brasileiro, formado em Arquitetura e Urbanismo e trabalha com Fotografia e Artes Visuais em São Paulo SP, Brasil. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil com diversos prêmios e menções honrosas em Concursos Fotográficos como a Medalha de Ouro Brasilia Photo Show 2019 / Parques Nacionais, Primeiro Lugar Fine Art Photography Awards 2018 / Cityscapes, Primeiro Lugar Tokyo International Photography Awards 2017 / Nature, Menções Honrosas: Monochrome Awards, PX3 France, IPA, TIFA e Royal Photography Society (short list), IPotY, entre outros.









Contato

Instagram: @durvile

Site: www.dcfoto.com.br



NÚMERO DE VISITANTES