Exposição "Capitãs do Asfalto", de Gui Lima (MG)



A exposição de fotos Capitãs do Asfalto, do artista Gui Lima , reúne aqui alguns dos vários registros que o artista fez durante a realização do projeto audiovisual de mesmo nome que foi originado pelo Coletivo Corpos Falantes em 2021.

O objetivo é dar visibilidade às mulheres marginalizadas, as quais nossos olhos se acostumaram a ver como parte da paisagem e ignorar. Trazer à superfície, mostrar seus rostos, não apagar sua existência faz parte do propósito desta exposição. “Capitãs do Asfalto” faz um trocadilho com “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, trazendo também como ponto comum o retrato diário da vida das pessoas que não tem a quem pedir ajuda e não tem a ajuda de ninguém, recorrendo a todos os meios que forem necessários a sua sobrevivência, tal como na obra do escritor baiano.

Além de fotografar os artistas que encenaram essa luta pela sobrevivência, Gui Lima também foi às ruas de São Paulo em busca de imagens que captassem a real luta diária e os desafios vividos pelas mulheres das ruas de São Paulo.



FICHA TÉCNICA

1 - “Grito ”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2019 Tamanho 42x59cm

2 - “Sem título”. Técnica: Pintura sobre fotografia digital . Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 . Tamanho: 42X59cm

3 - “Sem título”. Técnica: Fotografia com desenho digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2020 Tamanho: 42X59cm

4 - “Sem título”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho 42x59cm

5 - “Estou aqui”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho 42x59cm


6 - “Amazona”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho 42X59cm

7 - “Vortex social”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho: 42X59 cm

8 - “Cigana”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho 42x59cm

9 - “Viajantes”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2021 Tamanho 42x59cm

10 - “Retirante”. Técnica: Fotografia digital. Impressão de pigmento mineral em papel. 2019 Tamanho 42x59cm

Gui Lima

É um jovem fotógrafo e artista plástico de 35 anos formado pelo Conservatório de música Juscelino Kubitschek de Pouso Alegre, Minas Gerais, onde também nasceu. Desde 2015, vem produzindo arte inspirado nos diversos atores sociais que a cultura urbana e o caos da cidade influenciam. Seu trabalho mais recente foi Capitãs do Asfalto, produzido com o coletivo Corpos Falantes, da zona leste de São Paulo, trazendo neste projeto um chamado de conscientização para a situação das mulheres marginalizadas. Deste trabalho veio a exposição virtual Capitãs do Asfalto (2021). Outros trabalhos importantes foram Bikini - o filme (2021), um audiovisual sobre o futuro da natureza, feito em parceria com a Rumos Cia de Dança, também em São Paulo, além de O Mal Invisível (2020), um vídeo solo sobre os efeitos da pandemia em meio à desinformação, sendo este vídeo selecionado para exibição no programa Respirarte Funarte em 2020.









Contato

Instagram: @GUILIMABRASIL




NÚMERO DE VISITANTES