Exposição "Rosa para Meninos", de Ana Bia Novais (RJ)

Rosa para Meninos

A cor rosa, os espelhos, esmaltes, maquiagens e a linha que desenha palavras são considerados pertencentes ao universo feminino e não foram escolhidas em vão. Na série “Rosa para Meninos”, tais elementos são unidos pelo bordado às frases coletadas durante os ensaios de pessoas lidas pela sociedade como masculinas e que são, muitas vezes, reprimidas pelas suas sensibilidades e endurecidas pelas exigências de uma sociedade patriarcal, buscando provocar o espectador a se questionar sobre o que entendemos como masculino e feminino e quais os papéis desses títulos em nossa sociedade.​ A quem servem e para quê?


Ana Bia Novais

É artista visual e tem a fotografia como base de seu trabalho, onde produz intervenções com colagem digital, bordado e lambe lambe. Participou das coletivas "Suburbanidades: O Lugar da Periferia na Arte Contemporânea" no MAC Niterói e "Poéticas Femininas na Periferia" no Paço Imperial e foi residente ELÃ 2021 no Galpão Bela Maré, integrando a exposição "Masculinidades em Diálogo".

Moradora da Zona Norte carioca, utiliza como referência a trajetória de corpos e objetos quase sempre periféricos, como ela, promovendo encontros e narrativas que, muitas vezes, ressignificam e deslocam a história de si, das pessoas que fotografa e dos territórios que observa.











Contato

Instagram: @abnovais




NÚMERO DE VISITANTES