Exposição “ESTAÇÃO MUCURIPE: Investigação sobre procedimentos de montagem e desmontagem", de Alex Hermes (CE)


"ESTAÇÃO MUCURIPE”: Investigação sobre procedimentos de

montagem e desmontagem"


Nesse trabalho me proponho a uma reflexão crítica do processo de desmontagem do projeto Estação Mucuripe, ensaio fotográfico de minha autoria. Os procedimentos realizados ligados à desmontagem durante os anos de 2016 e 2017, são a última etapa do trabalho fotográfico que teve início em 2012 no Porto de Jangadas do Mucuripe, em Fortaleza (CE). Para a realização desta investigação, trabalhei com ferramentas e métodos empregados nas disciplinas de antropologia, audiovisual, história da arte, teatro, dança e artes plásticas, especialmente, disparado pelas discussões metodológicas em torno da obra de Aby Warburg e de alguns de seus comentadores (AGAMBEN, DIDI-HUBERMAN, MICHAUD). A transdisciplinaridade adotada se mostrou eficaz, expandindo as questões acerca dos diálogos propostos no curso da investigação teórico-prática, alcançando resultados significativos para futuras análises críticas, que podem ser aplicadas a outras disciplinas e linguagens artísticas interessadas em refletir a partir dos seus próprios processos investigação.

Todas as obras foram são parte e foram produzidas durante uma longa investigação que resultou também em um trabalho de conclusão (TCC*). As técnicas empregadas foram Fotografia e Montagem e Desmontagem, a partir de reproduções em papel e métodos de remontagem narrativas.




Alex Hermes


Artista/Pesquisador com interesse em etnologia indígena. Tenho produzido ensaios fotográficos e filmes desde 2007 junto a outros artistas e coletivo. Destaco o ensaio Estação Mucuripe, premiado 2015, pela secretaria de cultura do Ceará. Atualmente desenvolvo uma pesquisa antropológica com o povo Pitaguary no Ceará. Produz ensaios e filmes na região do Cariri relacionados a cultura popular e religiosidade.

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2017), Graduado em Antropologia Social pela UNILAB 2021 e Mestrando em Antropologia Social pela UFRN 2021. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mucuripe, Sertão da Tradição, Maracatu, Dança e Fotografia. Pesquisador em Antropologia e profissional em audiovisual, com atuação na rede indígena de memória e museologia social. Participa do NAVIS Núcleo de Antropologia Visual - UFRN.










Contato

Instagram: @alex.hermes77




NÚMERO DE VISITANTES