Exposição "PARA ALÉM DA VIVEN(EXISTÊN)CIA", de Walter Mauro (BA)


PARA ALÉM DA VIVEN(EXISTÊN)CIA

O que seria existir? E como vivenciar todo esse processo? Estando presente, sendo protagonista das suas histórias. Desenvolver tal linha de pensamento é algo que deve ser ainda mais difundido para o pensamento afrodiaspórico, de modo que o eurocentrismo torne-se falho aos olhos daqueles que entendem sua história. O resgate histórico e a invalidação do ato de “centralizar” qualquer pensamento, levando outras linhas de raciocínio para a marginalização, é algo que não agrega uma completude para um ideal mais igualitário.

Durante diversos séculos, desde período do sequestro no continente africano até os dias de hoje, vemos um sua maioria, pessoas negras com o papel de antagonista ou coadjuvante em histórias que eles nem deveriam fazer parte. Todo esse processo não tem a ver com representatividade, mas sim na busca de identidade. O local de fala das pessoas afrodiasporicas deve ultrapassar estereótipos referentes ao imaginário social criado através do preconceito.

“Vivenciar-existir” é estar além das amarras fundadas através do colonialismo. É perceber o que se foi perdido e o que se pode ser criado e reencontrado. É resgatar a história e não ser novamente limitado por nenhuma questão exterior. É repensar o futuro construído através de nossos moldes, entendendo o passado e fazendo que o mesmo seja condenado e que não se repita. Representando o novo sem o olhar colonizado.


FICHA TÉCNICA

1 - Título "Oshun". Fotografia Manipulada, 2021.

2 - Título "Abrasar das Emoções". Fotografia Manipulada, 2021.

3 - Título "Desequilíbrio". Fotografia Manipulada, 2021.

4 - Título "Mystic Godesss". Fotografia Manipulada, 2021.

5 - Título "Arole". Fotografia Manipulada, 2021.



6 - Título "Tunde I". Fotografia Manipulada, 2021.

7 - Título "Ódio". Fotografia Manipulada, 2021.

8 - Título "Tunde III". Fotografia Manipulada, 2021.

9 - Título "Retorno a Alkebulan". Fotografia Manipulada, 2021.

10 - Título "Tunde II". Fotografia Manipulada, 2021.


Walter Mauro

Nascido na cidade de Salvador-BA. É um artista visual com foco em fotografia, tendo como sua principal linguagem. Desde sempre era atraído por questões visuais, sempre buscando e admirando estéticas diferentes e chamativas. Iniciou-se no mundo da fotografia em 2018, capturando cenas do cotidiano e sua vivência. Tal fato refinou ainda mais sua percepção das coisas que ocorrem ao seu redor.

Sempre buscando novas maneiras de comunicar através da arte, buscou outros formatos no qual expressasse precisamente sua perspectiva. Atualmente é estudante de Artes Plástica na Universidade Federal da Bahia, tendo participado de alguns concursos e prêmios de fotografia. Através de suas produções sempre aborda questões identitárias e raciais, para uma modo de reflexão e também elevar auto-estima. Através de historias visuais nas quais exprimam um sentimento puro e real.








Contato

Instagram: @Waltermauroo




NÚMERO DE VISITANTES