Exposição "Arteescrevivência e poética do encontro: fotografias da performance Cur(ar) na região do Passo dos Negros/Pelotas", de Ana Langone e Wagner Previtali (RS)


Arteescrevivência e poética do encontro: fotografias da performance Cur(ar) na região do Passo dos Negros/Pelotas

Essas fotografias são resultados dos encontros e relações entre es artistas Ana Langone e Wagner Previtali. As imagens são registros mas também são modos de apresentar a performance Cur(ar), realizada na Região do Passo dos Negros em Pelotas. Ao caminh(ar) pela região, os prédios do engenho e da charqueada desativados servem de ponto de referência para indicar que ali existe uma comunidade resiliente chamada de Passo dos Negros e as pessoas que ali seguem a cont(ar) suas histórias de labor mas também de amor pelos seu lares. As fotografias representam a relação formada entre artistas e a busca do fotógrafo pela visualidade do corpos com os seu meios - as paisagens que ocupam e modificam - acompanhando os movimentos e os fluxos da vida. As fotos selecionadas ressaltam a influência do corpo da artista retratado com o território que habita em sua performance, nomeando o Passo dos Negros, afetando e sendo afetado.



Ana Langone

É Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (PPGAVI/UFPel). Como pesquisadora (des)vela as histórias hegemônicas da cidade de Pelotas/RS e através da (ar)te busca promover a autoestima entre as comunidades negras. Enquanto bacharel em Design Gráfico (2005) trabalhou na indústria da moda na Serra Gaúcha (2005-2015) e hoje atua como freelancer (designer do Mississippi Delta Blues Festival desde 2016). Há mais de um ano é articuladora da Usina Feminista, cooperativa de geração de renda para mulheres em Pelotas. No artesanato inspira-se nas estamparias do continente africano e por meio de suas criações apresenta os elos produzidos pelas semânticas visuais do atlântico negro. Ao transit(ar) entre as artes, busca na música também uma forma de expressão ao ser DJ.


Wagner Previtali

É Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Estudante das imagens e pesquisador dos encontros, é Artista Visual, Fotógrafo e Realizador Audiovisual. Atua também nas áreas de direção e produção, tendo curta-metragens selecionados e premiados em festivais, com destaque para os trabalhos Bicha Camelô (2017) e Desaborto (2016). Em 2020 iniciou o coletivo Misturagens de Mundos, desenvolvendo produções audiovisuais e oficinas de cinema, trabalha com foco na construção coletiva e experimentação pela mistura das linguagens artísticas




Contato

Ana Langone:

Instagram: @analangone.art

Site: https://www.analangone.art/

Wagner Previtali:

Instagram: @fotorizoma


NÚMERO DE VISITANTES