Exposição "Devaneios Emocionais", de Fernando Gil (PR)



Devaneios emocionais – em busca do equilíbrio


Através da observação das 10 imagens da água em movimento, o observador é transportado para um universo de tons verdes, que potencializam a entrada num estado de equilíbrio emocional, tão necessário nos dias de hoje, para conduzirmos nossas vidas de uma forma plena.

A água, um elemento essencial à vida e ao mesmo tempo um símbolo que representa as emoções, associado aos tons de verde, que predominam nas 10 imagens, remetem quem as observa para um mundo interior, desconhecido, “inconsciente”, e muito mais determinante na qualidade de vida que temos, do que nós pensamos. Esta sequência de imagens leva-nos progressivamente de estado de maior agitação, para estados de tranquilidade, sempre através do movimento da água e das diferentes tonalidades do verde.

A fotografia é aqui utilizada como um veículo de transformação, sempre tendo em linha de conta que cada observador irá contemplar as imagens, a partir de um ponto de vista peculiar, único, de acordo com a sua experiência de vida.

Em geral, a arte abstrata permite-nos assumir uma de duas posições. Alimentar a mente no sentido de se questionar sobre o que está a observar ou, ao contrário, leva-la a não querer entender, a se render ao que sente naquele momento, secundarizando o “o que é isso”.


Fernando Gil

Seus interesses artísticos incluem a fotografia abstrata, a imagem digital e a escrita. É formado em Artes Visuais. Considera-se artista-fotógrafo, privilegiando a harmonia das cores, a geometria, a desconstrução do “real” e o descondicionamento do sentir. Estuda o abstracionismo, o cubismo e o suprematismo. Observador, detalhista, considera o olhar, o elemento mais importante da fotografia. Gosta de produzir dípticos e trípticos numa só imagem. Gosta também de fotografar a natureza, em particular, árvores. A simplicidade é uma característica do seu trabalho.










Contato

Instagram: @fergilart




NÚMERO DE VISITANTES