Exposição “MEIO FIO VIDA DE CADEIRANTES”, de Jorge Aguiar (RS)



“MEIO FIO VIDA DE CADEIRANTES”

Texto: Paulo Leônidas


Como um Cavalo de Tróia, a fotografia de Jorge Aguiar penetra no interior dos nossos afetos, não para destruí-los, mas para nos desconcertar com um profundo sentimento de abandono e vulnerabilidade. Por alguns anos Jorge Aguiar percorreu as ruas, becos e casas captando as imagens dos cadeirantes invisíveis de uma maneira sensível particular. O solitário artista que persegue, descobre e percorre os pequenos infernos urbanos e as suas tristezas secretas, ainda mais cruéis do que as misérias públicas, registra a expressão da melancolia, do lado terrível e patético da vida humana. Gente simples fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes nos dão lições extraordinárias.

A fotografia de Jorge Aguiar “contém” o tempo e a experiência do tempo. Uma fotografia carregada de histórias e movida a desafios. Uma luta do indivíduo contra as circunstâncias, onde a dor e a felicidade não são faces de uma mesma grande viagem. Olhar as imagens de Jorge Aguiar é falar de saídas, de permanência e de voltas, sabemos que houveram muitas saídas, que a permanência também foi uma viagem, e que o retorno nunca foi definitivo.

Os trabalhos de Jorge Aguiar são modos de reconstruir o real, um outro real, talvez mais carregado de significado do que o real neutralmente observado. Fotografias que possuem atitudes e que nos dizem que a neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o atormentador, nunca o atormentado. Num mundo de tantos desenganos, mostrar uma verdade é um ato revolucionário. As imagens nos mostram um presente que naufragaria todo o tempo se não fosse equilibrado pelo peso da esperança e pelo contrapeso das lembranças. A esperança é a alegria nascendo.

As obras de Jorge Aguiar nesta exposição pretendem deter um momento, que é vida, e fixá-lo de modo que, daqui a cem anos, quando um estranho olhar estas imagens, elas se movam novamente, pois é vida.


Jorge Aguiar

Natural de Porto Alegre, 45 anos de Fotojornalismo, é um dos maiores fotógrafos do Rio Grande do Sul, internacionalmente reconhecido com o título de embaixador da fotografia na França. Ganhador de prêmios na VI Bienal de Fotografia Europa 83 Fédération Internationale de L´art Photographique - Cidade: Réus na Espanha; Instituto Cultural Judaico MARC CHAGALL Salão nacional de fotografia Racismo e discriminação; Prêmio Direitos Humanos UNESCO em 2003- Projeto Photo da lata; É membro do conselho diretivo da nova gestão da Associação de Artistas Plásticos do RGSUL (Chico Lisboa). Há 25 anos desenvolve o Projeto Luz Reveladora Photo da Lata em periferias, ministrando, oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Idealizador do projeto Photo da Lata e do Projeto Click da Kombi Escola de Fotografia Itinerante, que tem o objetivo de levar a educação continuada para jovens e adultos. Promovendo ações de expressão, com base em valores humanos.







Contato

Instagram: @jorgeaguiarfotografo

Site: www.clickdakombi.com.br




NÚMERO DE VISITANTES