Exposição “O Bololo", de Alexandre Kubrusly (RJ)

O Bololo – Alexandre Kubrusly


Esse trabalho não foi pré concebido. Essas fotos foram tiradas em diferentes lugares, em diferentes momentos, sem que houvesse conscientemente uma tentativa de criação de um conjunto. As fotografias foram tiradas entre 2018 e 2020 em Cumuruxatiba (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Alto Paraíso (GO). Foram formas, texturas, linhas e personagens que me chamaram atenção. Foi somente no processo de tratamento das imagens que eu pude, aos poucos ir percebendo que havia um motivo comum entre essas fotografias. Alguma busca inconsciente do meu olhar que eu carreguei ao longo desses anos.

Contraste é uma palavra chave nesse trabalho. O forte contraste entre o preto e o branco, o contraste entre as linhas retas que são encontradas ora na linha do horizonte, ora nos fios elétricos e ora nas ruínas de um antigo pier e as curvas sinuosas das arvores, das aves, das ondas e das pedras. Contraste também está presente entre a lisura do céu e o bololo dos fios, o emaranhado dos galhos a superfície áspera da pedra.

As fotografias aqui reunidas tem forte inspiração na fotografia abstrata, onde é mais importante a forma, a linha do que o que elas representam. Existe um fascínio com a natureza: a textura da casca da árvore, da pedra, a silhueta da gaivota ao fundo. Trata-se de uma investigação de como linhas retas e curvas, superfícies lisas e áperas se relacionam nas imagens.

Há, no entanto, elementos figurativos que habitam e se relacionam com esse mundo. São eles: o barqueiro, as gaivotas, as árvores etc. Esses elementos criam mais um contraste que é chave nesse trabalho: entre o abstrato e o figurativo.


Alexandre Kubrusly Bornstein


Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio/TV pela UFRJ (Rio de Janeiro, RJ) – 2016, atua como fotógrafo desde o ano de 2013. Despertou seu interesse pela fotografia ainda na faculdade, em 2010. De lá pra cá participou de inúmeros projetos, tanto como fotógrafo still quanto como diretor de fotografia. Alexandre é co-fundador, diretor de fotografia e colorista da produtora “Jerimundo FIlmes” (2014 até o presente, diretor de fotografia do videoclipe “Cordões e Pisantes” do cantor e compositor Carlos Posada (2022) a ser publicado ainda, "Meu amor afinal de contas" da cantora e compositora Juliana Linhares (2021), “Passarela” do cantor e compositor Alan Bernardes (2021), "Nada além da noite" (2019) que rodou diversos festivais nacionais entre eles a Mostra do Filme Livre (2019) e Diretor de fotografia do curta "O Olho do cão" (2017) que também circulou por diversos festivais do Brasil entre eles a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.










Contato

Instagram: @alexandrekubrusly




NÚMERO DE VISITANTES