Exposição "Rede adversária", de Andrey Koens (SP)

Rede Adversária

Rede Adversária explora o potencial da inteligência artificial como ferramenta na criação pictórica, buscando uma relação híbrida entre software e fotografia para evidenciar qualidades da pintura na imagem computacional.

A série conta com dois conjuntos de imagens de baixa resolução. No primeiro, paisagens que retratam a natureza que circunda as vias estaduais de São Paulo e redondezas, fotografias digitais de baixa qualidade técnica. No segundo conjunto, imagens produzidas por uma inteligência artificial criada pelo artista usando como biblioteca as fotografias do primeiro conjunto.

A transferência das qualidades grosseiras das fotografias (efeitos da variação na exposição, movimento) se unem às características do desenvolvimento da imagem por código, revelando uma estética próxima à da pintura. A montagem pretendida do trabalho é sempre composta de imagens das duas séries lado a lado para tensionar o estranhamento entre técnicas.



Andrey Koens

É artista, mestrando em Artes Visuais no Instituto de Artes da UNESP. Suas investigações relacionam estéticas do digital às poéticas da imagem pictórica, explorando pós-fotografia, IA e robótica. É parte do GAIA (Grupo de Arte e Inteligência Artificial FAUUSP/ Inova USP), onde pesquisa a virtualização e a arquitetura digital de instituições de arte. Desde 2010, desenvolve softwares, com projetos para o Centro de Inteligência Artificial (C4AI-Inova USP), FAU-USP e Galeria Luisa Strina.










Contato

Instagram: @andreykoens

Site: https://koens.com.br/




NÚMERO DE VISITANTES