Exposição "Memórias ressignificadas", de Tamara Hausmann (RS)


Memórias ressignificadas


A exposição “Memórias ressignificadas” propõe a investigação da memória construída com base na fotografia, refletindo sobre a maneira como construímos nossas lembranças através desse dispositivo visual, e até onde essas fotografias são encenações das recordações. Até que ponto manipulamos as situações para fim de registro? Quer dizer, quando paramos o instante para tirar um retrato, o quanto desse momento foi construído ─ e muitas vezes não vivido ─ para o nosso futuro?

Utilizando o processo de apropriação e manipulação digital de fotografias que fiz na adolescência, busco chegar um pouco mais perto desses questionamentos, ressignificando fotografias há muito esquecidas na memória do meu notebook. O modus operandi dessas imagens foi oriundo da produção fotográfica para a minha pesquisa de conclusão do curso de Artes Visuais pela Universidade Feevale.

A fotografia é um meio de comunicação muito presente no mundo todo e as relações que se estabelecem em torno destas imagens são na maioria das vezes afetivas, pois contém um fragmento da nossa história. A apropriação dessas fotografias e a manipulação digital de imagens que fazem parte da minha história é um ponto crucial nessa exposição, pois eu modifico as formas, trazendo outro sentido para estas lembranças


Tamara Hausmann

Artista Visual focada na fotografia experimental, atualmente atuando na área do Design Gráfico para uma empresa de Gramado, RS.

Durante a minha formação na universidade descobri diversas áreas que poderia atuar, contudo me identifiquei mais com fotografia e a fotografia experimental. Tenho mais de 5 anos de experiência na área de fotografia de paisagem.








Contato

Instagram: @atelie_tamarita




NÚMERO DE VISITANTES