* - CUSPINDO NA CABEÇA DA SOCIEDADE

CUSPINDO NA CABEÇA DA SOCIEDADE

Raul Santos

Entrei na Base Aérea de Salvador, para servir, em 17 de fevereiro de 1964, um mês e treze dias antes do início do Regime Militar, que foi também chamado de Golpe Militar e de Revolução de Sessenta e Quatro. Em julho de 65, fomos para Recife, Cursar Radiotelegrafia, e o Lourildo, em parceria com o Almeida escolheram o Destacamento de Caravelas, para eu ser lotado, de abril de 66 a outubro de 67, de onde fui transferido.

Em Ilhéus, conheci o Sargento Farias, que foi um dos meus grandes incentivadores a estudar e fazer o Curso de Piloto Privado, no Aeroclube, e fiz parceria com o Monteiro, que tinha as características tão descaradas quanto as minhas.

Nas aulas de Navegação Aérea, na Casa de Francisco, chamado de Chico Manicaca, quando tínhamos alguma dúvida num problema, via de regra, ele aparecia com uma panela na mão que estava lavando ou preparando o jantar, parava à porta e dizia, sem ouvir a nossa dúvida:

– Pergunta ao problema que ele lhe diz até se a panela da vizinha está queimando!!!...

Na verdade, foi uma grande técnica, porque aprendemos realmente a analisar os complica-

dos problemas aeronáuticos, Graças a Deus!!!...

Em pouco tempo, fizemos as Provas Teóricas e as quarenta aulas práticas, até que em determinado momento o instrutor Noca nos preparou para o Vôo Solo que é voar sozinho pela primeira vez. O Instrutor ordena ao aluno dar um Torno de Pista, que é decolar e pousar em seguida, parar logo após o pouso, abre a porta do avião e diz:

– Espera eu sair debaixo da asa do avião e dar o sinal, para você acelerar. Não se preocupe, porque o avião vai ficar um pouco mais leve, mas logo depois você vai se acostumar.

Assim dito, fizemos cada um na sua vez e depois fomos trocar impressões, quando o Monteiro soltou a Pérola:

– Quando eu estava lá em cima, pensei que estava sozinho no comando do avião, olhei para trás e não vi o Noca, daí, abri a porta do avião e cuspi na cabeça dessa sociedade porca!!!...

Pouco tempo depois, o pai dele, que era professor, foi transferido para Brasília e eu não sei se deparou com mais alguma Porcaria Social por lá!!!...

– Será???...